Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 09:05

Feira Nacional do Vale da Seda começa na próxima semana

A cidade de Nova Esperança (distante 45 quilômetros de Maringá) sedia a 1ª Feira Nacional do Vale da Seda a partir do dia 12 (sábado). O evento, que vai até o dia 20, ocorre no Centro Cívico, das 18 às 22 horas, de segunda a sexta, e das 14 às 22 horas, nos finais de semana e feriado. A expectativa é que pelo menos 20 mil pessoas visitem a feira.

Para o empresário João Berdu, organizador do evento, esta feira é algo inédito e promete atrair pessoas de diversas regiões. “Podemos falar, com certeza, que este é o primeiro evento no país que reúne uma quantidade e variedade tão grande de artigos de seda”. Berdu é o presidente do Instituto do Vale da Seda, que realiza a feira.

Artesãos e empresas de confecção trabalham em ritmo acelerado para deixar prontos os cachecóis, lenços, kaftans, tecidos por metro, bolsas, roupas para bebê, entre outros artigos de seda. Boa parte das peças está sendo produzida por micro e pequenas empresas instaladas em municípios da região e levarão uma etiqueta de identidade regional, que é uma das ações do projeto Vale da Seda, criado em 2007 pela empresa Bisa Overseas, localizada na Incubadora Tecnológica da Maringá. Todas as peças serão numeradas e o consumidor ao acessar o [www.valedaseda.com.br] (que também terá uma loja virtual) encontrará mais informações sobre cada uma delas, inclusive o preço de referência. Durante a feira, as peças serão vendidas com 50% de desconto.

A loja de confecções Araucária, de Nova Esperança, vai participar do evento expondo cerca de 300 blusas femininas. É a primeira vez que a empresa participa de uma feira deste porte e a expectativa é grande. “Estamos finalizando a produção esta semana e animados”. A Araucária está há três anos no mercado e conta com oito pessoas para a confecção das peças.

A Tecelagem Werner, de Petrópolis (RJ), que fabrica tecidos com fios de seda estará presente no evento com tecidos, comercializados por metro, com mais de setenta estampas. O Casulo Feliz, empresa maringaense, também participa expondo tapetes, cortinas, persianas, echarpes, entre outros produtos de seda.

Vale da Seda - Geograficamente, o Vale da Seda é a região formada pela bacia hidrográfica do rio Pirapó, que abrange 29 municípios e é a maior produtora de casulos de bicho da seda do Ocidente. O objetivo do projeto é criar condições para o desenvolvimento, produção e comercialização de artigos de seda nesta região, sob uma etiqueta de identidade geográfica do Vale da Seda.

Segundo o empresário João Berdu, o Paraná é responsável por cerca de 90% da produção brasileira de casulos de bicho da seda. Atualmente, os 29 municípios do Vale da Seda se beneficiam apenas da receita gerada pela produção e venda do casulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira