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05/11/2011 - 09:19

Livro conta trajetória dos 60 anos da Norton Publicidade e resgata a história da propaganda no Brasil no período


“Antes de 1946, a publicidade brasileira era, sobretudo, feita por agências americanas trabalhando ‘fora de casa’ para as gigantes do automobilismo”. Maurice Lévy, presidente do Grupo Publicis, no Prefácio do livro.

Ao longo da sua história que teve início na sua fundação, em 11 de novembro de 1946, a Norton Publicidade, hoje pertencente ao Grupo Publicis atendeu os mais diferentes segmentos de produtos e serviços. Ao mesmo tempo, liderou processos de expansão de unidades nas mais diferentes praças de importância para o setor, criando soluções empresariais na atividade publicitária até então impraticáveis no Brasil, além de ter sido a primeira agência a operar com uma unidade na Europa, com sede em Paris, inaugurada em 1974. Conhecer a história da Norton é uma oportunidade para se analisar o processo de evolução do mercado publicitário brasileiro num período, em que se iniciavam os processos de fusões, aquisições e associações entre empresas-anunciantes.

O livro Norton – 60 anos de Publicidade no Brasil, que está sendo lançado sob o patrocínio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) é uma obra diferente de todas já publicadas, pela sua forma e conteúdo. Os temas são tratados numa linguagem de “publicitês” e resgata informações que poderiam se perder com o passar dos anos. A obra é dividida por segmentos, a começar por Alimentos, Bebidas, Mercados Automotivo, Financeiro, Moda, Cultura, passando pelo Turismo e Varejo. Ao todo são 13 capítulos compostos por narrativas surpreendentes, com destaque para estratégias de atendimento, mídia e criação, até as iniciativas que culminaram com conquista de novos clientes. A Norton, durante décadas, destacou-se como uma das agências mais admiradas e premiadas da propaganda brasileira.

Seu núcleo de criação chamado de “Os subversivos”, composto pelos mais expressivos profissionais de criação foi um marco divisório da criação publicitária brasileira. A obra que foi escrita por Geraldo Alonso Filho, abre uma janela para se admirar o quanto a ousadia empresarial e o profissionalismo superaram as mais diferentes as dificuldades da sua época. O tratamento final de edição de texto é do colunista publicitário, jornalista Antoninho Rossini.

Além das fronteiras-Nos anos 90, a Norton foi uma das poucas agencias brasileiras que mantinham unidades próprias em praticamente todas as praças brasileiras de importância para o negócio da propaganda. Isso, sem contar com participação acionária em operações que se consagraram, como a Nort/West, Bozell Brasil e InterNort.

O livro publica mais de 1.000 anúncios de cerca de 400 marcas diferentes. Segundo Geraldo Alonso Filho, o objetivo do livro é disponibilizar um acervo publicitário, com cases, para o melhor entendimento do negócio da propaganda. “Ao construir cada capítulo do livro optamos por não fazer seleção de peças. Não se trata de portfólio de campanhas premiadas. Mas sim, uma amostragem do trabalho realizado ao longo desses 60 anos. Priorizamos as peças impressas, mais adequadas ao livro. Os filmes, sintetizados em fotogramas, podem ser acessados pelo site www.norton.com.br”, afirma Geraldo Alonso Filho.

Prefácio de peso- O livro Norton – 60 Anos de Publicidade no Brasil é prefaciado por Maurice Lévy, presidente do grupo francês Publicis. Em certo trecho do seu depoimento, Lévy afirma: “Antes de 1946, a publicidade brasileira era, sobretudo, feita por agências americanas trabalhando “fora de casa” para as gigantes do automobilismo. Depois da 2ª. Guerra Mundial, coube à Norton e a outras agências talentosas inventar um estilo brasileiro em matéria de publicidade”.

Livro: Norton – 60 Anos de Publicidade no Brasil|Formato: 456 x 300 mm|Autor: Geraldo Alonso Filho|Edição de Texto: Antoninho Rossini|Direção de Arte: Ana Regina Alonso|Capa: Guilherme Alonso |468 Páginas. *Lançamento no dia 11 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, no Instituto Tomie Ohtake,Rua dos Coropés, 88,Bairro de Pinheiros,São Paulo.

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