Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 09:43

Alcatel-Lucent e Indra melhoram a segurança no sul do mar báltico e dos portos da polonia com um sistema de gestão de tráfego marítimo

A solução conjunta ajudará alertar com antecipação sobre as condições adversas para a navegação, a gerenciar os incidentes marítimos e ambientais e prestar assistência em operações de resgate marítimo.

A Alcatel-Lucent e a Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e da América Latina, foram selecionados pelo Escritório Marítimo Polonês, Urzad Morski Gdynia, para fornecer um sistema que permita melhorar a segurança e eficiência na navegação de embarcações e nos serviços de tráfego marítimo em uma das zonas de maior trafego do mundo, as águas territoriais polonesas do Mar Báltico. O novo sistema proporcionará um alerta precoce em caso de ameaças á segurança ou ao meio ambiente, tanto nas águas territoriais da Polônia como em seus portos do Báltico, que gerenciam mais de 80 milhões de toneladas de carga ao ano. O sistema também integrará funções de suporte, incluindo um centro de gestão de crises focada em operações de resgate.

O novo sistema de segurança marítima nacional incluirá uma rede integrada de sensores marítimos e comunicações seguras e confiáveis. Os operadores dos serviços de tráfego de navios (Vessel Traficc Services-VTS) poderão monitorar em tempo real o tráfego marítimo e as condições meteorológicas, assim como identificar e rastrear a trajetória das embarcações mediante sensores como radares e o sistema automático de identificação (AIS). Os operadores utilizarão esta tecnologia para notificar as autoridades e as embarcações ameaçadas potencialmente e prevenir incidentes como, por exemplo, colisões.

Um centro de gerenciamento de crise permitirá que as autoridades acessar todos os dados proporcionados pelo sistema, assim como o suporte das comunicações integradas em caso de incidente. Isto inclui a rápida notificação, controle e identificação de fontes de contaminação, bem como o apoio à investigação de acidentes. As equipes de busca e resgate terão um novo sistema de comunicações de rádio, conforme os atuais regulamentos internacionais do sistema de segurança e emergência global marítima (Global Maritime Distress and Safety System-GMDSS).

Jan M?otkowski, diretor adjunto da Autoridade Marítima de Gdynia, comentou que "a definição dos requisitos para o desenvolvimento do sistema de segurança marítima das águas territoriais da Polônia levou vários anos de trabalho para a Autoridade Marítima de Gdynia. Temos realizado múltiplas analises e exames científicos para desenvolver pressupostos técnicos em reuniões posteriores com possíveis fornecedores como parte do processo de licitação em movimento. O novo sistema dará mais eficiência á obtenção e intercâmbio de informação entre as forças de segurança marítima. Por outro lado, permitirá assegurar com mais eficácia a prevenção de incidentes não desejados, como colisões de navios que podem resultar em desastre ambiental, agilizando as análises da área e simplificando o processo da tomada de decisões. O projeto foi financiado com o apoio dos fundos estruturais adquiridos no âmbito do Programa operacional "Infraestrutura e meio ambiente". O projeto proporcionará um sistema de gestão de segurança marítima unificada para todas as administrações marítimas, incluindo o Ministério de Infraestruturas, responsável pela administração marítima na Polônia e as forças polonesas de busca e resgate.

Andrzej Dulka, presidente da Alcatel-Lucent na Polônia, declarou: "Temos unido a experiência da Alcatel-Lucent em comunicações e integração de sistemas com a experiência da Indra na entrega de soluções integradas de última tecnologia para a gestão do tráfego marítimo dotados com diferentes sensores. Estamos colocando em prática um sistema que integra soluções que já estão em uso com o novo equipamento para oferecer ao Escritório Marítimo da Polônia uma melhor visibilidade das possíveis ameaças ou situações inesperadas que poderiam afetar a navegação e viajantes dentro e nas proximidades das vias navegáveis da Polônia".

Manuel López Sastre, diretor de Tráfego Marítimo da Indra assinalou que "as soluções da Indra estão baseados em uma família de aplicações marítimas avançadas desenvolvidas para facilitar a completa operação do tráfego tanto dos portos como dos serviços de trafego marítimo (VTS) nacionais. Sua arquitetura modular baseada no amplo uso de padrões abertos, tornam o sistema altamente flexível em termos de funcionalidade, escabilidade e manutenção. Nosso trabalho com a Alcatel-Lucent nos ajudará a melhorar a eficiência e a segurança do transporte marítimo nas águas da Polônia".

Segundo o acordo, a Alcatel-Lucent fornecerá a rede de comunicações com equipamentos de transmissão de pacotes por rádio microondas, roteadores e switches IP, sensores marítimos (circuito fechado de televisão CCTV, estações meteorológicas e radiogoniótiometros) e acesso à rádio VHF para conectar sensores, centros e pessoal. Além disso, a Alcatel-Lucent fornecerá obras civis e infraestrutura, assim como a integração, instalação e implementação da solução, assim como a formação e o desenho.

A Indra implementará suas soluções de plataforma marítima, que incluem o equipamento de de radar e software. Esta plataforma constitui o coração do projeto, permitindo a integração de todos os sensores remotos para proporcionar às autoridades uma imagem em tempo real da situação do tráfego de embarcações e riscos potenciais. A Indra desenhará uma solução chave para o Escritório Marítimo em Gdynia, Szczezin e Slupsk, que proporcionará também uma visão unificada do tráfego de buscas ao longo de toda a costa da Polônia, e facilitará o intercâmbio de informação com outras aplicações de diversas autoridades polonesas. Para atender às expectativas do projeto, a solução entregue pela Indra aproveitará a ampla experiência da companhia em sistemas de gestão de tráfego, portos e sistemas de vigilância costeira e marítima, com referências muito positivas de implantações em Portugal, Marrocos, Espanha, Letônia, Romênia e Hong Kong.

A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e da América Latina. É a segunda companhia europeia de seu setor por investimentos em P&D, com cerca de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As vendas em 2010 atingiram 2.557 milhões de euros e sua atividade internacional correspondeu a 40%. Conta com mais de 31.000 profissionais e com clientes em mais de 110 países.

Alcatel-Lucent-Parceiro de confiança de operadoras, empresas, indústrias estratégicas e entidades governamentais em todo o mundo, a Alcatel-Lucent é líder em tecnologias ópticas, IP, fixas e móveis e uma companhia pioneira em aplicações e serviços. A Alcatel-Lucent conta com os Bell Labs, um dos principais centros de investigação e inovação tecnologias de telecomunicações. Com operações em mais de 130 países e uma das organizações globais de serviços com maior experiência na indústria, a Alcatel-Lucent é um parceiro local com alcance global. A Alcatel-Lucent obteve receitas de 16.000 milhões de euros em 2010 e está constituída na França com sede em Paris.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira