Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 09:43

Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e Kaizen Institute Consulting Group firmam parceria

Para aproximar alunos da realidade corporativa.

Denominado 24 HORAS, o projeto tem por objetivo levar a realidade do mundo dos negócios até os estudantes da universidade, a partir de dinâmica que simula os desafios vividos pelas empresas

Com o mundo corporativo cada vez mais dinâmico, muitas vezes, o mercado tem pressa em ter um profissional pronto, não tendo disponibilidade para aguardar a transição universidade X mercado de trabalho. Ciente dessa demanda, o Mercado de Trabalho em Engenharia (MTE), uma organização estudantil da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP de Limeira, interior de São Paulo, decidiu fazer o caminho inverso: trazer o acirrado mundo dos negócios até os alunos. Intitulado 24 HORAS, o projeto partiu da escolha de uma consultoria que entendesse as necessidades do lado acadêmico e desenhasse um case para desafiar os alunos neste exercício.

Após criteriosa seleção, o Kaizen Institute Consulting Group - empresa com atuação global e com foco no conceito de melhoria contínua e com consultores experientes em diversos setores, como indústria, varejo, hospitais, serviços, entre outros - foi o escolhido para orientar uma dinâmica para estudantes do 1º ao 3º ano dos cursos de engenharia e gestão da UNICAMP. A primeira edição aconteceu recentemente, com a realização de um jogo de negociação.

"Criamos um case que pudesse trazer esses alunos o mais próximo possível da realidade, por meio da vivência e prática na elaboração de um plano de negócios multidisciplinar, com todos seus desafios e adversidades. Lidar com pressão, administrar conflitos, atuar em equipe - tudo isso fez parte da jornada que propomos a eles", explica Ruy Cortez de Oliveira, CEO do Kaizen Institute Consulting Group.

De acordo com a organização do MTE, realizar o 24 HORAS foi uma grande oportunidade para alavancar o desenvolvimento dos alunos. "A ideia do projeto surgiu do desejo de trazer para os alunos um pouco da vivência e da emoção do mundo dos negócios. Pois, além de aprenderem com a atividade e a competição que se estabelece entre os participantes, os alunos acabam vivenciando todo esse momento de uma forma intensa e inesquecível", explica Marielle Paiva, diretora de Orientação e Carreira e vice-presidente da organização estudantil.

“Este tipo de atividade desenvolve e estimula muitas características positivas: trabalho em grupo, gerência das relações, criatividade, flexibilidade, resgate e a procura de experiências extra-faculdade”, afirma Ana Silvia Prata Soares, coordenadora dos cursos de Engenharia de Manufatura e Produção da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, que ressalta ainda mais a importância do projeto, por ter sido algo que partiu dos próprios alunos.

Prova de fogo - Juntas, organização estudantil e consultoria aplicaram o case fictício, com todos os percalços de um business plan, para cinco grupos, com 16 estudantes cada. Os participantes ficaram totalmente isolados em um hotel, com acesso restrito a internet e sem celulares durante 24 horas para que solucionassem a situação apresentada, da melhor forma possível, apenas com o conhecimento adquirido em sala de aula e pequenos treinamentos aplicados pela consultoria.

Representando o papel de empresários, os alunos desenvolveram a montagem total de um restaurante, desde a definição do perfil à confecção do cardápio, até a ‘venda’ do plano para investidores, simulados por uma equipe multidisciplinar do Kaizen.

Dentro de cada grupo, a equipe do Kaizen estimulou e analisou diferentes aspectos como liderança, as ferramentas de gestão utilizadas, administração de conflitos, criatividade, trabalho em grupo, além de realizar avaliações individuais.

Resultados - Apesar das dificuldades iniciais, no geral os grupos se saíram muito bem. Totalmente engajados na atividade, alguns surpreenderam apresentando ideias inovadoras nos diversos enfoques da dinâmica, como um cardápio ou fachada diferenciados e estruturas inteligentes. Ao final do projeto foram premiados os melhores grupos e dois dos melhores alunos tiveram seus esforços recompensados com um summer job na área de consultoria e outro no marketing do Kaizen, ambos com a possibilidade de vivenciar na prática o que a dinâmica propiciou em poucas horas.

Para Julio Cesar Pires, estudante do curso de Gestão de Empresas e participante desta primeira edição do 24 HORAS, ser testado ao limite e ainda por cima ser um dos grandes ganhadores da dinâmica, não foi tarefa simples, mas a determinação e a paixão pela profissão escolhida foram peças fundamentais para se sair bem. "É impossível não ter o brilho nos olhos ao apresentar um projeto que além de exigir tanto de você, contribuiu para seu desenvolvimento profissional", resume o ganhador do summer job na área de marketing.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira