Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

ACER cresce acima do mercado e da concorrência

São Paulo - A Acer Inc. pode não ter o reconhecimento de rivais americanas fabricantes de computadores como a Dell Inc. e Hewlett-Packard Co., mas a companhia de origem taiwanesa pode se gabar de algo que os principais players deste mercado não podem: crescimento explosivo. Cinco anos depois do início de uma grande reestruturação, a Acer está ganhando rapidamente uma participação de mercado cada vez maior e se posicionando como uma nova ameaça aos titãs da indústria. A Acer controla atualmente 5.9% do mercado mundial de computadores e muitos analistas observam que a companhia pode em breve ultrapassar o grupo chinês Lenovo, que possui atualmente 7.5% de market share. Isto levaria a Acer a se tornar a terceira maior empresa de PCs, depois da HP e da Dell até o final do ano que vem.

No último trimestre, a taxa de crescimento do rendimento da Acer cresceu mais de 22% em comparação a média de 8.2% da indústria, de acordo com a empresa de pesquisas Gartner. A taxa de crescimento da Acer no terceiro trimestre foi de 33.4% em relação aos 10.1% da Lenovo, 15.4% da HP e 3.6% da Dell.

Enquanto o crescimento no mercado dos Estados Unidos diminui de velocidade, vendas de computadores em mercados emergentes incluindo China, Índia e a Europa Oriental avançam mais rápido do que nunca. Entre as mudanças, as companhias mais estabelecidas enfrentam desafios de fabricantes com know-how adquirido em lições passadas, como a Acer que se beneficia do crescimento rápido em países emergentes. “Um dos pontos mais favoráveis do sucesso da Acer, especialmente nesses mercados é o seu preço competitivo. A posição da Acer em Taiwan, em meio a inúmeras empresas de manufatura para computadores, ajuda a companhia a manter seus preços baixos por causa do relacionamento próximo com fornecedores na China”, observa Anne da Gama, diretora geral da ACER para o Brasil.

Desde o final do ano 2000, a empresa finalizou as suas operações de manufatura para focar seu marketing na marca ACER e na distribuição de seus computadores pessoais e outros equipamentos. A companhia passou a produzir também dispositivos para a navegação de satélites, monitores de tela plana e outros dispositivos digitais pessoais.

Em 2004, a companhia contratou o italiano Gianfranco Lanci e passou a contar com sedes principais para gerenciamento de suas operações na Europa e nos Estados Unidos. Como primeiro presidente ocidental da companhia, Lanci foi peça chave no processo de reestruturação da empresa e ajudou a impulsionar a marca na Europa, tornando a Acer a marca número 1 na venda de PCs na região. Nos Estados Unidos, as vendas da companhia são relativamente menores, mas a participação de mercado da Acer tem aumentado de menos de 1% em 2004 para 3,3% atualmente.

A Acer beneficia-se também da sua aposta em notebooks, um dos segmentos que registram crescimento mais rápido na indústria de PCs. “Com a queda no preço dos notebooks, a maioria das pessoas está trocando seus desktops por laptops, ou comprando um segundo computador. Essa tendência mundial se reflete também no Brasil, onde estamos crescendo e obtendo maior participação de mercado ano após ano”, conclui Anne.

Perfil da ACER - A companhia está entre as cinco maiores empresas mundiais na venda de PCs, planejando e promovendo soluções em TI confiáveis para permitir que seus usuários atinjam seus objetivos e facilitem suas vidas. No ano de 2000, a ACER terceirizou sua linha de produção para focar sua atuação na marca de seus produtos: computadores de mesa e notebooks, servidores e armazenamento, monitores, periféricos e soluções baseadas em e-business para empresas, governo, educação e usuários domésticos. O Grupo ACER emprega hoje 5.600 pessoas, oferecendo suporte a revendas e distribuidores em mais de 100 países. Site: www.acer.com/br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira