Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 10:13

Maior, melhor, mais bonito


O bem-sucedido hatchbackda Fiat Automóveis, com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no Brasil e uma história de ousadia e inovação, ganha agora mais um capítulo: na geração que está sendo lançada agora, o Fiat Palio está totalmente novo. Ele está mais belo, robusto, confortável, seguro e maior – o Palio cresceu e evoluiu.

Fabricado na planta de Betim, Minas Gerais, o novo Fiat Palio chega ao mercado brasileiro como uma evolução natural de seus antecessores: aprimorado, imponente, completo, em total sintonia com os desejos do consumidor. Suas linhas atraentes, totalmente redesenhadas pelo Centro Stile Fiat, na Itália, são modernas e harmoniosas, requintadas e esportivas, e imediatamente deixam claro tratar-se de um Fiat, mas sem deixar de exibir a sua forte personalidade.

A evolução, além de transformar a aparência do novo Fiat Palio, o tornou maior no comprimento, largura, altura e entre-eixos: um ganho para todos os ocupantes, que passam a contar com mais espaço interno e ainda mais conforto. Conforto, aliás, que é ampliado pela cuidadosa reformulação do habitáculo, resultando em um ambiente ao mesmo tempo agradável – no qual todos os elementos e volumes se harmonizam nos contornos, cores e texturas – e funcional.

Três motores equipam o novo Fiat Palio: Fire 1.0 EVO, Fire 1.4 EVO e 1.6 16V E.torQ, todos Flex. As versões 1.6 16V podem vir com câmbio mecânico ou Dualogic®. No total, o novo modelo chega ao mercado com seis versões para contemplar os mais variados gostos, necessidades e orçamentos. São elas: Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence1.6 16V Dualogic, Sporting 1.6 16V e Sporting 1.6 16VDualogic.

O novo Fiat Palio também está muito completo e traz em sua lista de equipamentos diversos conteúdos que aumentam ainda mais o conforto e a segurança dos ocupantes, como sidebags e airbags dianteiros, ABS nos freios, volante em couro com comandos de rádio, comando com câmbio tipo borboleta no volante, sensores crepuscular e de chuva, cruise control, para-brisa térmico, rádio CD player com MP3 e entrada iPod/USB, faróis de neblina, Logopush na tampa traseira e chave canivete com telecomando, entre muitos outros itens.

O hatchback vem ainda com mais uma novidade: o dono do novo Fiat Palio pode escolher entre vários itens para personalizar seu carro, o que pode ser feito direto na fábrica ou nas concessionárias da marca. São várias linhas de adesivos, badges e revestimentos internos para o consumidor escolher.

O desenvolvimento do novo Fiat Palio exigiu aproximadamente 824 mil horas dos engenheiros da montadora. Durante o processo, 526 protótipos, veículos de prova e pré-série foram construídos. Eles foram submetidos a 61.434 provas virtuais, 61.583 provas físicas e rodaram mais de 1,7 milhão de quilômetros até que se atingisse o resultado final que chega às ruas agora. Quase 3,3 mil novos componentes fazem parte do carro. Em termos de qualidade, confiabilidade, resistência e robustez, nenhum esforço foi poupado para oferecer o melhor ao cliente Fiat.

Design totalmente novo para um carro todo novo-O Fiat Palio que será visto nas ruas a partir de agora representa um passo além em relação aohatchback anterior – ele está maior e mais bonito.O design absolutamente contemporâneo, concebido pelo Centro Stile Fiat, da Itália, é totalmente afinado com as tendências mundiais, mas também remete à identidade da marca Fiat. E divide o palco com a funcionalidade, a praticidade e o acabamento apurado, tornando o novo Fiat Palio o modelo de referência em seu segmento.

Uma mudança significativa e que chama muita atenção no novo Fiat Palio é seu tamanho. Suas dimensões são visivelmente maiores que as do Palio anterior. O carro cresceu: na largura, ganhou 31 mm; na altura, 60 mm; no comprimento, 28 mm; e no entre-eixos, 47,3 mm. Mesmo sendo um carro compacto, essas dimensões maiores realmente contribuem para um aumento do conforto dos ocupantes e um aproveitamento ainda mais inteligente do espaço interno.

A carroceria do novo Fiat Palio foi desenvolvida de acordo com os mais modernos critérios de projetação. O objetivo era obter uma carroceria leve (em comparação aos concorrentes) e ao mesmo tempo com ótima performance estrutural. Para tanto, foram utilizados materiais mais resistentes, possibilitando a redução de espessuras e, consequentemente, o peso dos componentes, sem perda das metas estruturais. A utilização de reforços estrategicamente localizados também contribuiu para elevar a proteção dos ocupantes.

Estilo italiano em um carro 100% brasileiro- Externamente, tudo é diferente. O novo Fiat Palio traz o DNA do design italiano que alia funcionalidade e uma bela estética. Sua linha de cintura elevada e inclinada define a vocação do modelo ao revelar esportividade. Também o para-brisa bem inclinado denota dinamismo, enquanto as curvas suaves formam um perfil entre um hatchback e um monovolume, com modernidade e sofisticação. Já o desenho harmonioso e dinâmico dos vidros, em conjunto com o vinco lateral que nasce no para-lama dianteiro e termina logo após a traseira, alonga o modelo e determina um elemento bonito e forte.

A dianteira,com linhas arredondadas e volumosas,recebeu faróis biparábola em formato de gota, ressaltando sua modernidade e personalidade. O para-choque robusto com nichos geométricos para os faróis de neblina transmite impressão de força e valentia. Já a grande e imponente entrada de ar traz uma faixa central horizontal, que recebe a placa dianteira do veículo. E o logotipo Fiat vem ladeado por elegantes frisos cromados que remetem ao tema do 500. Vincos bem posicionados “amarram” todos os elementos.

Superfícies suaves predominam na lateral, definidas por vincos e curvas sutis. Do canto externo do farol parte a linha de cintura que margeia os vidros, continua pela coluna C e se estende até o vidro traseiro. É ela que confere unidade a todaa carroceria. Um outro vinco mais forte transcorre a lateral, embutindo as maçanetas e se encontrando com o canto externo da lanterna. O teto do carro faz uma leve curva em direção à traseira, e as janelas acompanham a curva, irradiando dinamismo e energia. As caixas de roda bem salientes funcionam como um elemento surpresa, rompendo o grande plano lateral e se fundindo aos para-choques.

Na traseira o destaque vai para as lanternas. Alongadas verticalmente e com traços muito originais, elas invadem a região do vidro traseiro, e chamam a atenção tanto pelo arrojo quanto pela funcionalidade, já que são facilmente vistas por outros motoristas. Além disso,dão um toque de exclusividade ao modelo. As lentes bicolores acrescentam modernidade à carroceria.

O brake-light, de LED, tem grande vida útil e oferece excelente visualização para quem vem atrás, e ainda dá ao carro um ar mais esportivo. O grande vidro traseiro suavemente curvo e a tampa do porta-malas com cantos chanfrados criam um plano visual atraente, que é complementado pelo para-choque robusto. Este embute a mesma faixa negra que o dianteiro. Tudo na traseira remete à solidez e à modernidade.

No novo Palio o grupo ótico merece destaque. O farol biparábola tem maior prestação fotométrica dos fachos alto e baixo, o que garante um elevado fluxo luminoso. Já as lâmpadas dos faróis foram projetadas para ter uma cor o mais próximo possível da luz do dia, o que permite uma distribuição mais homogênea, com maior profundidade e realismo do cenário. Enquanto o formato em turbina da lanterna traseira, tanto da luz de posição quanto de freio, é muito original e reforça a identidade do carro.

O novo modelo vem também com refletores traseiros independentes da lanterna. Posicionados no para-choque eles são tradicionalmente mais visíveis tanto nas estradas como na vias urbanas.

Muito requinte e conforto a bordo- Internamente, o novo Fiat Palio também vem cheio de surpresas. Espaço interno amplo, sobretudo para um automóvel do segmento AB, primoroso acabamento e muitos detalhes de conforto e tecnologia ampliam o prazer de dirigir e de conviver com o carro. Atenção especial foi dada à harmonização de todos os elementos – painel, volante, rádio, alto-falantes e tecidos – de tal forma a criar um ambiente acolhedor, refinado e sempre funcional.

Todas as superfícies funcionais do carro são revestidas por paineis, conferindo ao habitáculo um aspecto muito bem acabado e tato agradável. E os porta-objetos, que ampliam a praticidade e organização, estão em todos os lugares. Dependendo da versão, o total pode chegar a 17: quatro no painel, quatro no console central, oito nas portas e um na tampa de proteção do porta-malas.

Os bancos envolventes são novos e foram projetados para serem mais ergonômicos e oferecerem mais conforto. Sua estrutura é leve e resistente, e muito segura. Os bancos dianteiros têm sistema antisubmarining e ajuste longitudinal por meio de trilhos. O do motorista pode vir com regulagem de altura por alavanca e apoia-braços para maior conforto. O banco traseiro oferece duas posições no encosto, visando aumentar o volume do porta-malas. Ele também pode ser totalmente rebatido, criando um grande espaço para cargas. Todos os apoios de cabeça dos bancos e também de braço apresentam tecnologia pourinplace, que significa “injetar” a espuma diretamente no tecido, o que permite criar formas inéditas e mais ergonômicas.

Uma das novidades que mais chamam a atenção no habitáculo é o quadro de instrumentos – projeto 100% desenvolvido no Brasil pela Magneti Marelli. Ele vem com LCD branco, garantindo melhor visibilidade no display, novos grafismos e ponteiros iluminados em toda a barra, onde a disposição dos elementos é toda em três dimensões.Também traz o WelcomeMoving: ao girar a chave de ignição os ponteiros realizam um movimento para checar se estão funcionando bem e fazem uma saudação ao motorista. A iluminação do quadro de instrumentos acende e apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.

Nas versões Attractive e Essence o quadro de instrumentos traz fundo preto e contém velocímetro, conta-giros, relógio e hodômetros total e parcial digitais, termômetro do líquido de arrefecimento e medidor de combustível analógicos,e luzes-piloto. Os números são em branco com os ponteiros em vermelho, propiciando sempre uma leitura fácil e não distraindo a atenção do motorista.

A versão Sporting recebeu quadro de instrumentos diferenciado. Ele possui os mesmos medidores das demais versões, mas com serigrafia degradê, números maiores e ponteiros brancos, além do logotipo Sporting ao centro.

Outro ponto importante foi o desenvolvimento do Color andTrim, onde os designers da Fiat buscaram, por meio de novas tecnologias, o melhor equilíbrio entre cores, tecidos e texturas, tanto para o interno como para o externo do novo Palio.

Um dos destaques deste trabalho fica para o insertmolding – a faixa central horizontal que percorre todo o painel –, que, juntamente com os novos tecidos dos bancos e dos paineis das portas, forma o principal item de customização do interior do novo Fiat Palio. Com padronagens específicas para cada versão, o conjunto pode ser substituído por outras cores e estampas pelo cliente que quiser personalizar seu carro.

Com o novo volume do habitáculo do Fiat Palio, o sistema de áudio também foi configurado e posicionado para obter uma ótima performance acústica. O pacote é composto por antenacom recepção amplificada, dois alto-falantes midwoofer frontais, dois alto-falantes full range posteriores e dois tweetersdianteiros. Já o rádio CD MP3 compõe o painel do veículo e passa ao modelo um visual mais sofisticado. O sistema traz ainda conexão USB / iPod e viva-voz Bluetooth® para celular. Outra novidade é a opção dos comandos do rádio no volante do carro.

O conforto interno se completa com o trabalho feito pela engenharia da Fiat no sistema de climatização. O excelente resultado posicionou o novo Fiat Palio como a referência do mercado entre os sistemas manuais.

Excelente performance estrutural- A estrutura do novo carro foi projetada para atender às mais rigorosas exigências de segurança no mercado mundial. Na carroceria, os materiais de alta resistência foram utilizados em larga escala, o que resultou no aumento da rigidez, melhor performance em segurança e na redução do peso da carroceria em 15%.

Estes componentes com material de alta resistência correspondem a 35% da estrutura da carroceria. Eles também foram utilizados em 30% das partes móveis da estrutura e em 34% da estrutura das portas. Ainda foi reforçada a segurança das portas contra colisões laterais e arrombamentos, com a utilização de materiais ultrarresistentes e também com as novas barras de proteção lateral em perfil ômega.

Todas essas intervenções resultaram em excelente performance estrutural,redução de peso, melhora no desempenho e aumento da segurança. E além de todos os aspectos que reforçam a segurança passiva, o novo Fiat Palio pode ser equipado ainda com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais. Na segurança ativa, destaque para os freios ABS com EBD.

Outro ponto forte do novo Fiat Palio é sua suspensão. Com uma estrutura totalmente nova e mais robusta, ela foi projetada e calibrada para proporcionar conforto aos ocupantes em quaisquer condições de rodagem – ou seja, absorve as irregularidades do piso e as oscilações laterais e longitudinais advindas dele ou de manobras – e garante a estabilidade do veículo, mantendo a aderência dos pneus ao solo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira