Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 10:22

Manta de proteção para pisos conquista Selo SustentaX


Produto contribui para redução de desperdícios durante obras e reformas.

Desenvolvido para reduzir custos e desperdícios de materiais e aumentar a produtividade em obras e reformas ao proteger, durante os trabalhos, superfícies e pisos já instalados, o Promapiso, fabricado pela Promaflex, é uma manta laminada de espuma auto-adesiva, removível de fácil fixação e média adesividade, flexível e resistente, que substitui os sacos de aniagem com gesso e também a proteção de papelão e resina.

Pode ser fixado em pisos como porcelanatos, cerâmicas, laminados de madeira, madeira natural, granitos, mármores, vinílicos, cimento queimado, resina, entre outros.

Para a arquiteta Andrea B. Velletri Martins, gerente de marketing, a conquista do Selo SustentaX para o Promapiso demonstra a preocupação da empresa em oferecer soluções inovadoras para um mercado que busca produtos que gerem menos impactos no meio ambiente, com garantia de qualidade e sustentabilidade. “O processo para obtenção do Selo SustentaX foi mais uma comprovação de que cumprir os preceitos de nosso sistema da qualidade com benefícios para a empresa e para toda a cadeia que nos cerca, é sempre o melhor caminho”, afirma.

O processo de rotulagem trouxe melhorias na fabricação, explica a arquiteta. “Eliminou-se uso de adesivo de contato para a laminação dos materiais, substituindo-o por calor. Foi necessário o investimento em maquinário, mas, por outro lado, reduzimos o custo com matéria-prima, aumentamos velocidade de produção e atendemos outros requisitos da rotulagem”.

O produto pode ser usado em pequenas e grandes obras, vendido em rolo, na medida de 580mmx25m e 1160mmx25m, a R$ 10,00/m2. Para orientações sobre segurança, aplicação e descarte, o consumidor pode acessar o folheto explicativo do produto: http://www.selosustentax.com.br/Produtos/Promaflex/home.html

Já os especificadores, encontram informações sobre testes, atendimento a normas técnicas e contribuições do produto para certificações ambientais, no folheto disponível gratuitamente no site: http://www.selosustentax.com.br/Produtos/Promaflex/home.html

Processo de Análise para Rotulagem de Produto: para um produto conquistar o Selo SustentaX o fabricante deve comprovar a existência dos atributos essenciais de sustentabilidade, aqueles que não podem faltar em um produto para que ele possa ser rotulado, minimamente, como sustentável, que são salubridade (não pode fazer mal a quem fabrica nem a quem instala ou utiliza), qualidade (funcional e ambiental) e a responsabilidade socioambiental e de comunicação com o consumidor do fabricante.

Após esta primeira etapa, se a empresa comprovou todos os atributos essenciais do produto, são analisados os complementares de sustentabilidade, referentes a como o produto foi concebido (sustentabilidade do design), fabricado (sustentabilidade na fabricação) e comercializado (sustentabilidade na comercialização). Nesta fase são analisados: utilização de conteúdo reciclado, biodegrabilidade, regionalidade dos materiais, desmaterialização, contribuição para a economia de água, eficiência energética, entre muitos outros aspectos. Quanto mais atributos complementares tiver, mais sustentável o produto será. O processo para rotulagem leva em torno de 6 meses.

De acordo com Paola Figueiredo, Vice Presidente Executiva do Grupo SustentaX, os produtos com o Selo SustentaX, em geral, atendem aos principais requisitos para comercialização de “produtos verdes” nos mercados internacionais. Em 2010, vinte e dois países já recebiam produtos com o Selo SustentaX.

Os mais interessados nos folhetos dos produtos com Selo SustentaX são os vendedores já que são disponibilizadas inúmeras informações extremamente úteis para especificadores e compradores públicos e privados. No folheto explicativo de cada produto, disponíveis gratuitamente no site www.SeloSustentaX.com.br, é possível encontrar informações sobre sua salubridade, qualidade assegurada, produtividade, e como os produtos podem contribuir para certificações ambientais como LEED, AQUA, Procel Edifica, Selo Casa Azul. Há também indicações para compras governamentais sustentáveis e normas de desempenho envolvendo durabilidade e manutenibilidade (NBR 15575:2008 e NBR 14037:1998).

“O desenvolvimento de um folheto com essas características é única no mundo e só foi possível pela existência, na SustentaX, de uma equipe multidisciplinar permanente de profissionais de várias especialidades de engenharia (civil, elétrica, mecânica, meio ambiente e naval), arquitetura, geografia, química, marketing, jornalismo, relações públicas dentre outras”, enfatiza Paola Figueiredo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira