Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 10:22

Entomologista da Esalq receberá Medalha Rocha Lima

Pela segunda vez neste ano, José Roberto Postali Parra, docente do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), será homenageado. Desta feita, o professor receberá a Medalha “Rocha Lima”, concedida pelo Instituto Biológico – Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. No mês de setembro, Parra foi contemplado com o Prêmio Fundação Bunge 2011, categoria Vida e Obra, na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

Em 07 de novembro (segunda-feira), durante a solenidade de abertura da 24ª Reunião Anual do Instituto Biológico e comemoração do 84º aniversário do referido instituto, em São Paulo, Parra será distinguido pela dedicação, liderança e por seu espírito empreendedor em prol do conhecimento elaborado e transmitido à sociedade.

A Medalha “Rocha Lima” foi instituída pela Sociedade Paulista de História da Medicina, em comemoração ao cinquentenário da descoberta e da caracterização da Rickettsia prowazekii ( espécie de bactéria que é o agente etiológico da febre tifoide, doença epidêmica transmitida por piolhos), em 1966. Essa homenagem foi prestada a Henrique da Rocha Lima, cientista que soube dar de si para o engrandecimento da ciência no Brasil e no exterior. Tornou-se oficial pelo Decreto nº 46.088, de 15 de março de 1966, pelo então Governador do Estado de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros.

José Roberto Postali Parra – Nasceu em Campinas, SP, em 1944. É formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ (1968), possui mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo - USP (1972 e 1975, respectivamente) e pós-doutorado pela Universidade de Illinois, EUA (1978). Desde a década de 70 dedica-se a estudar o ciclo de vida dos insetos de importância para agricultura, contribuindo com soluções práticas e de grande impacto econômico. Suas atividades científicas estão relacionadas com técnicas de criação e nutrição de insetos para controle biológico e alternativas de controle de insetos. Seus estudos permitiram, por exemplo, o controle da broca da cana e outras culturas como milho, hortaliças, flores e soja também estão se beneficiando desta tecnologia. Nos últimos anos tem se envolvido com a utilização de feromônios e o controle biológico do bicho-furão que ataca os citros. Parra iniciou sua atividade profissional no Instituto Agronômico de Campinas - IAC, permanecendo na Instituição até 1974 e desde então trabalha na ESALQ, onde, hoje, é professor titular. Exerceu ainda, na instituição, o cargo de diretor de 2003-2007, e coordenador do programa de Pós-Graduação em Entomologia. Possui mais de 280 trabalhos publicados, 17 livros e contribuiu com a formação de mais de 90 profissionais em nível de mestrado e doutorado. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) e pesquisador 1A do CNPq. Desde 2009, é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Semioquímicos na Agricultura. Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2010, foi admitido na classe Gran Cruz desta mesma ordem. | Alicia Nascimento Aguiar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira