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08/11/2011 - 11:47

Panalpina recebe certificação internacional de gerenciamento de fretes

A Panalpina acaba de receber o certificado internacional Cargo 2000. Essa habilitação tem o objetivo de implementar um sistema de gerenciamento de qualidade para o setor de carga aérea mundial. A primeira fase da certificação, recém-obtida pela empresa, gerencia as remessas de aeroporto para aeroporto.

O objetivo da certificação é melhorar a eficiência das cargas aéreas. Por meio dessa habilitação, são adotados processos padronizados de qualidade. O Cargo 2000 opera como um grupo setorial dentro da International Air Transport Association (Iata), que é composto pelas principais companhias aéreas, agentes de carga, despachantes, transportadoras e empresas de TI. A Panalpina foi um dos membros fundadores do Cargo 2000. A empresa gera aproximadamente 50% de sua receita líquida de encaminhamento com frete aéreo.

A licença da Panalpina para o Cargo 2000 – Fase 1 foi emitida em outubro, após uma auditoria interna. “O processo até a certificação da Panalpina levou apenas nove meses. Esse foi um esforço impressionante e único no setor”, afirma Mattijs ten Brink, presidente do Conselho da Cargo 2000.

“A certificação de Fase 1 é o único selo de qualidade independente para nossos dados e processos de carga aérea. Dados confiáveis levam à melhor visibilidade da carga durante o ciclo de vida da remessa”, diz Rolf Bosselaar, chefe global de Padronização de Frete Aéreo e Governança da Panalpina. “Isso pode reduzir consideravelmente o tempo gasto gerenciando irregularidades”, exemplifica ele. A Panalpina foi apoiada pela Descartes Systems Group Inc., provedora de CDMP (Common Data Management Platform, ou plataforma de gestão comum de dados), para atingir os padrões da certificação Cargo 2000.

Certificação da Fase 2 em 2013 - O certificado Cargo 2000 possui ainda uma segunda fase, para entregas de porta a porta, e uma terceira, que gerencia o planejamento e rastreamento de remessas individuais. A certificação de Fase 2 deve ser obtida pela empresa em 2013, com a implantação de uma iniciativa estratégica de TI na Panalpina.

A Panalpina realizará um estudo de viabilidade para certificação da Fase 2 logo no primeiro trimestre de 2012. “As exigências da Fase 2 são mais complexas e necessitam de mudanças nos sistemas de TI de nossas operações”, explica Irina Novikova, chefe corporativa de Transformação de Negócios da Panalpina. “A certificação da Fase 2, portanto, viria em conjunto com nossa principal iniciativa de transformação, que inclui uma implantação global de processos padronizados e um novo aplicativo”, afirma ela.

O Grupo Panalpina é um dos principais provedores Soluções de Cadeia de Suprimentos do mundo, combinando frete aéreo e marítimo intercontinental com serviços abrangentes de cadeia de suprimentos e valor agregado em logística. Graças a seu profundo know-how no setor e sistemas personalizados de TI, a Panalpina oferece soluções globalmente integradas de ponta a ponta às necessidades de gestão de cadeia de suprimentos de seus clientes. O Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 filiais em mais de 80 países. Em outros 80 países, coopera amplamente com empresas parceiras. A Panalpina emprega cerca de 15.000 pessoas em todo o mundo. [www.panalpina.com].

No Brasil, a Panalpina possui 34 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios, além de sediar o Centro Regional para a América Latina.

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