Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2011 - 12:01

Processadores AMD potencializam performance de supercomputadores

Pesquisadores e acadêmicos adotam processadores AMD "Interlagos”, APUs AMD Fusion e os premiados processadores AMD Opteron ™ 6100 Series.

São Paulo — A AMD anuncia novas unidades de supercomputadores de pesquisa avançada e acadêmica voltadas para uma ampla gama de tecnologia da AMD, incluindo o futuro processador de 16 núcleos de codinome "Interlagos", as Unidades de Processamento Acelerado (APU) AMD Fusion e o processador AMD Opteron™ 6100 Series. Entre as mais recentes implantações estão os supercomputadores da Cray Inc. (Nasdaq: CRAY) da Universidade de Edinburgh (Hector), do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), da Universidade de Stuttgart (HLRs) e do Centro Suíço de Supercomputação Nacional (CSCS).

"HPC não é um modelo único de ambiente e exige novas tecnologias para acompanhar as demandas dos clientes", afirma Paul Struhsaker, vice-presidente corporativo e gerente geral de Negócios Comerciais da AMD. "Seja o nosso futuro processador "Interlagos" ou nossa APU de eficiência energética, o x86 exclusivo e IP gráficos de classe mundial da AMD nos colocam no centro de alguns dos mais rápidos sistemas, à medida que passamos do petaflop para o exaflop.”

O ORNL está atualizando seu sistema “Jaguar” com o supercomputador Cray XK6 apelidado de “Titan”. Operado pelos processadores “Interlagos” da AMD, o Titan terá pico de desempenho entre 10 e 20 petaflops (quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo) de potência de computação de alta performance.

"O ORNL implantará mais de 25.000 processadores "Interlagos" da AMD ao longo dos próximos meses à medida que atualizamos o Jaguar com o novo sistema Titan", disse Buddy Bland, diretor do projeto da Unidade de Computação de Liderança do ORNL."Nossos usuários estão animados com o aumento no desempenho em relação à geração anterior de processadores, e nossos patrocinadores estão satisfeitos com a economia de energia que fará com que o Titan seja uma das ferramentas de pesquisa mais poderosas e eficientes do mundo”.

Além do supercomputador Titan, a Cray está utilizando o excepcional desempenho, escalabilidade e eficiência dos processadores "Interlagos" da AMD e a nova arquitetura "Bulldozer" x86 core para construir os sistemas HPC para importantes instituições de pesquisa e acadêmicas, incluindo:

NAMEM –Localizada em Ulaanbaatar, na Mongólia, a NAMEM é especializada em previsão do tempo e integração de projeção climática, e executa modelos climáticos regionais para fins operacionais e de pesquisa. CSCS –Localizado em Manno, na Suíça, o CSCS é o centro nacional de HPC na Suíça e opera supercomputadores Cray de ponta baseados nas tecnologias AMD. HECToR – Operado pela Universidade de Edimburgo e financiado pelo Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas, o HECToR é o serviço nacional de HPC do Reino Unido e atende a uma vasta comunidade de usuários científicos em toda a Europa. HLRS – O Centro de Computação de Alta Performance na Universidade de Stuttgart oferece uma parceria para a Computação Avançada na Europa (PRACE) Tier-0 de recursos de supercomputação para pesquisadores, cientistas e engenheiros em toda a Europa com um foco particular em CFD (dinâmica dos fluídos computacionais) e outras disciplinas de engenharia.

"Ao projetar um supercomputador, nós avaliamos meticulosamente a melhor combinação de desempenho e eficiência para nossos clientes", disse Barry Bolding, vice-presidente da divisão de produtos da Cray. "Os processadores "Interlagos" da AMD oferecem desempenho incrível para aplicativos altamente paralelos e o interesse dos clientes continua a crescer por nossos supercomputadores Cray XE6 e Cray XK6 com o primeiro processador do mundo 16-core x86 e a poderosa arquitetura Flex FP da AMD ".

Além disso, a Penguin Computing instalou com sucesso o primeiro cluster de HPC do mundo operado pelas APUs da AMD, no Sandia National Labs em Albuquerque, Novo México. Projetado com um foco na eficiência de energia, o Altus 2A00 baseado na APU AMD A8-3850 apoiará a exploração de modelos avançados de programação e tem potencial para se tornar um componente chave dos futuros sistemas de exascale.

O premiado processador AMD Opteron 6100 Series também operará novas implantações no Los Alamos National Laboratory (LANL), perto de Santa Fé, Novo México, e na Universidade de São Paulo. Usado para computação científica, o Supercomputador Appro Xtreme-X ™ no LANL contará com mais de 38 mil núcleos do processador AMD Opteron com um desempenho de 353 TFLOPS. O Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo aproveitará o sistema de computação de alta performance SGI Altix ® ICE ® 8400 para possibilitar a pesquisa científica avançada astronômica no Brasil, com mais de 1.500 núcleos de processador AMD Opteron em um único rack.

Recursos de apoio: Leia mais sobre o cluster HPC baseado na APU AMD |.Opiniões sobre o Supercomputador “Mustang” |.Blog do negócio AMD: “O início de uma nova era”|.Vídeos Interativos do AMD “Bulldozer”

A AMD é uma empresa de design inovador de semicondutores, que lidera a próxima era de experiências digitais vívidas com suas revolucionárias Unidades de Processamento Acelerado (APUs) AMD Fusion. Os gráficos e tecnologias de computação da AMD potencializam uma variedade de dispositivos incluindo PCs, consoles para jogos, e os computadores poderosos que movem empresas e a Internet. [www.amd.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira