Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2011 - 12:10

Light promove palestra para comandantes de UPP’s e líderes das comunidades pacificadas no Rio de Janeiro

Na VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica.Evento, que acontece no dia 08 de novembro (terça-feira), faz parte de uma série de ações da concessionária de energia.

Unindo esforços para a mobilização nacional, promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a Light participa da VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. Nesta terça-feira [08/11] a Light promove ação para conscientizar comunidades pacificadas sobre os cuidados que devem ter com a rede elétrica, com foco em quatro temas principais: instalação de antena de TV, soltar pipa/papagaio, construção civil e furto de energia. O objetivo é fazer com que as lições - por exemplo: como usar a energia de forma segura - sejam repassadas para todos os moradores e assim contribuir para a redução de acidentes. Segundo a Abradee, em 2010, o contato com cabos elétricos ocasionou mais de 300 mortes em todo o Brasil.

Esta é a primeira vez que a Light mobiliza as lideranças das 22 comunidades pacificadas e os oficiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que atuam no dia a dia em contato direto com as famílias, para participar de palestras exclusivas sobre segurança da rede e conhecer a campanha. As palestras serão ministradas amanhã, a partir das 16horas na sede da Light, na avenida Marechal Floriano, 168, Centro.

Outra inovação da Light é a parceria para ministrar instruções para 500 oficiais e praças do Corpo de Bombeiros e para três turmas da Guarda Municipal sobre os procedimentos que devem ser adotados para prevenir e também em caso de ocorrência nas instalações elétricas.

Para divulgar as dicas de segurança, a Light emitirá mensagens de alerta nas quatro milhões de contas de luz de seus clientes, distribuirá cartilhas e folhetos explicativos em todas as agências de atendimento e promoverá apresentações para grupos de crianças que visitam seu Centro Cultural. Durante a campanha será disponibilizado um banner com todas as informações no site da Light, além da divulgação das dicas de segurança nas redes sociais. Para seus funcionários, importantes multiplicadores da campanha de segurança, serão ministradas palestras e disponibilizadas informações na intranet e na TV interna.

A concessionária de energia vai reforçar as orientações aos consumidores para adotar medidas simples, mas que podem eliminar os riscos associados ao uso da energia elétrica:

Furtar energia é crime! Além de colocar vidas em risco, impactam na qualidade do fornecimento. Se, em um passe de mágica acabassem os “gatos”, o consumidor pagaria 17% a menos na conta de energia. Em 2010, a Light apresentou um índice de perdas de mais de 5,3 mil gigawatts (GWh), energia que equivale a ao consumo no Espírito Santo durante um ano.

Empinar pipa, somente em local aberto e longe da rede elétrica- Até outubro de 2011, a Light contabilizou 634 ocorrências em função de pipa na rede.

Ao construir ou reformar, atenção e cuidado com a rede elétrica- A Light recomenda que toda construção esteja a, pelo menos, três metros de distância da rede elétrica.

Ao instalar ou consertar antenas, cuidado para não tocar na rede elétrica-O mesmo vale para peças de ferro, ou alumínio, como as antenas: o serviço deve ser feito por profissionais e com, pelo menos, 3 metros de distância da rede elétrica.

Com o slogan “Segurança – Siga Em Frente Com Essa Ideia”, ação nacional acontece de 07 a 13 de novembro (segunda a domingo)-As 42 concessionárias que participam a VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica reconhecem a gravidade das ocorrências na rede elétrica e, por isso, estão intensificando as ações de conscientização sobre os cuidados para evitar acidentes, que foram desenvolvidas nos últimos anos. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade nos acidentes – de 4,8% ao ano e da taxa de frequência – 4% ao ano.

Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos, e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção. A Taxa de Gravidade (TG) e a Taxa de Frequência (TF) nos últimos dez anos também apresentaram redução, mas em ritmo mais lento que o total: a TG de 1,3% ao ano e a TF de 0,9% ao ano.

“O objetivo é mostrar que cuidados simples, tomados no dia a dia, são fundamentais para evitar acidentes”, explica o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite. Segundo ele, a repetição anual deste tipo de campanha, em conjunto com as ações permanentes das distribuidoras, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.

Nos últimos dez anos houve significativa redução das Taxas de Gravidade (TG) e Frequência (TF) dos acidentes da população com a rede elétrica das distribuidoras. A redução média da TG foi de 4,8% ao ano e da TF de 4% ao ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira