Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2011 - 12:10

Modelos de Sistemas de Acesso ao Crédito para o Terceiro Setor é finalista do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

A Tecnologia Modelos de Sistemas de Acesso ao Crédito para o Terceiro Setor foi criada há dois anos, com o propósito de oferecer empréstimo para organizações sem fins lucrativos, que operam negócios sociais e que desejam aumentar o impacto de sua causa. Introduzindo no mercado brasileiro uma nova forma de financiamento, o projeto ganhou destaque e é finalista do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social, na categoria “Região Sudeste”.

Para obter um resultado de sucesso, o Fundo Social Sitawi abriu mão de algumas burocracias adotadas por bancos e instituições financeiras e com isso faz com que as organizações tenham menos dependência de doações. Os juros são de apenas 1% e a TS já conseguiu alavancar instituições importantes no país. O Fundo também adota o aconselhamento estratégico, uma premissa que permite melhor eficácia no uso dos recursos e traz mais garantias tanto para a organização cliente, como para o Fundo. A TS tem seu capital formado por doações de pessoas físicas e jurídicas e 100% dele é destinado para os Empréstimos Sociais.

O responsável pela Tecnologia Social, Eduardo Augusto Carneiro, explica que, nos primeiros empréstimos realizados durante a fase de prova de conceito, o índice de inadimplência foi zero, esse índice permanece até hoje. “Isso é bom tanto para a organização como também para o Fundo. Após a devolução dos recursos, eles retornaram a ser emprestados novamente”, disse.

A Tecnologia pretende atender mais instituições, atingindo um total de 13 organizações beneficiadas; aumentar a rotatividade do Fundo de 2,4 para 4,0 vezes; ampliar o fundo social para R$ 2,5 milhões de reais para atender a demanda existente; e diversificar ainda mais as áreas de atuação dos tomadores de empréstimos.

Prêmio- Criado em 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 é a 6º edição da premiação e conta com o patrocínio da Petrobras e com o apoio institucional da Unesco, do Ministério da Ciência e Tecnologia e da KPMG Auditores Independentes. Realizada a cada dois anos, a premiação certifica tecnologias sociais selecionadas segundo critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e interação com a comunidade. Das 264 experiências certificadas, foram escolhidas 27 finalistas, de acordo com critérios de mérito, efetividade e resultado alcançado. Esse ano, o prêmio teve 1116 inscritos. As categorias do Prêmio são: Região Sudeste, Região Norte, Região Nordeste, Região Sul, Região Centro-Oeste, Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil, Gestão de Recursos Hídricos, Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza e Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais. Cerca de R$ 700 mil serão oferecidos aos vencedores, além de um vídeo institucional e folders para que as iniciativas possam divulgar seus trabalhos.

Tecnologia Social -Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representam efetivas soluções de transformação social. As Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil integram o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), base de dados on-line disponível no endereço www.fbb.org.br/tecnologiasocial, contendo informações sobre as tecnologias e instituições que as desenvolveram. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação BB para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de Tecnologias Sociais.

Instituição: Fundo Social Sitawi /Rio de Janeiro /RJ |Responsável pela Tecnologia: Eduardo Augusto Carneiro Leão Júnior |Informações: (21) 2247-1136 / [email protected]|Cidade/Estado: Rio de Janeiro / RJ.|Portal: www.fbb.org.br |. Dalva de Oliveira .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira