Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2011 - 08:58

Câncer da laringe atinge cerca de 10 mil pessoas por ano no Brasil

O câncer tem cura e uma boa alimentação e hábitos saudáveis são fundamentais para evitar o surgimento da doença.

A estimativa de casos de câncer no Brasil para o ano de 2011 foi estimada em 500 mil de todos os tipos. Deste total, cerca de 40% são da pele, próstata e mama (200 mil). Os casos de câncer de laringe afetam 2% da população, algo em torno de 10 mil. Estes números apontam para o crescente número de casos de câncer no país, evidenciando a necessidade de cuidados com a saúde por parte das pessoas.

“Esta recomendação serve para todo tipo de câncer: alimentação saudável com legumes, verduras e frutas e evitar frituras e alimentos gordurosos e dar preferência para carnes brancas sempre cozidas ou grelhadas, são hábitos alimentares que previnem o aparecimento de um câncer”, diz o Dr. Antonio José Gonçalves, Diretor do Departamento de Cirurgia da Santa Casa de São Paulo e cirurgião de cabeça e pescoço.

No caso específico do câncer de laringe, não existe uma dieta equilibrada e saudável que evite o surgimento da doença, mas, o fato de não consumir bebidas alcoólicas e não fumar são pontos preponderantes. O Papiloma Vírus Humano – HPV, também é um fator de risco.

Para se ter uma amostra mais específica do potencial maléfico do consumo de álcool e fumo, as chances de uma pessoa desenvolver um câncer de laringe crescem em torno de 40 vezes. “A combinação álcool e fumo é desastrosa para a laringe. Enquanto a bebida vai agredindo as mucosas que protegem toda a área, o fumo vai entrando com seus agentes cancerígenos e iniciando o processo causador do câncer da laringe”, explica o Dr. Gonçalves.

Junto da prevenção, é importante salientar as alterações físicas e, ao menor sinal de rouquidão e mudanças na voz, procure imediatamente um médico. A demora no diagnóstico não é benéfica para o paciente. A dificuldade em engolir, com uma sensação de arranhão na garganta, junto da rouquidão, são “alarmes” de que algo pode estar errado com a laringe.

“Assim que uma pessoa chega para o atendimento, no próprio momento da consulta nós já podemos iniciar o diagnóstico com os sintomas preliminares e realizar um exame endoscópico sem a necessidade de sedação e na mesma hora, se existir o tumor, identificá-lo e iniciar, daquele momento, o processo de confirmação com a retirada de uma amostra e direcionar o tratamento”, explica o Doutor.

Para o câncer de laringe existem duas formas de tratamento, objetivando sempre a preservação da área acometida pelo tumor – a radioterapia e a cirurgia, sendo a quimioterapia um auxiliador do processo. “Cada paciente é um caso específico e a quimioterapia serve como um potencializador: se o tumor regride na quimioterapia o paciente passar a fazer radioterapia. Se nada acontece, a cirurgia é o procedimento indicado”.

Na Santa Casa de São Paulo, todos os pacientes que chegam ao Serviço de Cirurgia da Cabeça e Pescoço passam pelo atendimento inicial que é o exame, diagnóstico e confirmação do câncer de laringe, e todo o acompanhamento durante o tratamento da doença.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo-Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituição filantrópica e privada é um dos mais importantes complexos hospitalares na cidade de São Paulo. A Irmandade, em todas as unidades, atende mais de 8 mil pessoas por dia em todas as especialidades médicas, possui mais de 2.000 leitos, registra uma média mensal de 110 mil atendimentos ambulatoriais, 130 mil atendimentos de emergência, 3,5 mil cirurgias e 370 mil exames. É referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria e serviços de alta complexidade como neurocirurgias e transplantes. Além de possuir laboratórios próprios e excelentes serviços de Diagnóstico por Imagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira