Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2011 - 08:58

Diagnóstico sobre retinopatia diabética e DRMI

Doenças de visão na terceira idade.

“Viver, Porque Ver É Viver” é o tema da campanha que o Serviço de Oftalmologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE) promove, com o apoio das Sociedades Brasileiras de Oftalmologia e de Retina e Vítreo, além do Grupo Retina Brasil e Lions Clube, no próximo dia 10 de novembro (quinta-feira), das 8 às 17 horas.

A estimativa é de serem atendidos pelo Serviço de Oftalmologia do HSE, na Rua Sacadura Cabral, 178, no bairro da Saúde, Rio de Janeiro, até 700 pacientes diabéticos e portadores de degeneração macular relacionada à idade (DRMI), duas das principais doenças da visão da terceira idade. O atendimento será por ordem de chegada.

Os pacientes atendidos realizarão exames gratuitos de diagnóstico de retinopatia diabética, no caso dos pacientes diabéticos, e de degeneração macular relacionada à idade. Na ocasião também haverá distribuição de cartilhas esclarecendo as principais doenças da visão na terceira idade.

-O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre as principais doenças da visão que acometem as pessoas na terceira idade, notadamente catarata, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e retinopatia diabética, informa Aderbal Alves Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e chefe de clínica do Serviço de Oftalmologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado, destacando que todas essas doenças têm tratamento, podendo melhorar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas.

-Embora a terceira idade hoje comece oficialmente aos 65 anos, a herança genética, estresse, maus hábitos alimentares, tabagismo, excessiva exposição ao sol estão antecipando várias doenças da visão, explica ainda Aderbal Alves Jr., lembrando que é através da visão que se dá 70% da relação do indivíduo com o mundo.

O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia destaca também que a visão é o primeiro sentido que reflete o envelhecimento do ser humano. A partir dos 40 anos normalmente todos começam a sofrer de vista cansada (presbiopia), uma alteração no cristalino, que impede a pessoa de enxergar bem de perto.

Informações Importantes- O Brasil possui cerca de quatro milhões de deficientes visuais e aproximadamente 1.250.000 cegos. Das quatro doenças oculares mais comuns na terceira idade, todas capazes de levar à cegueira, apenas a da catarata é reversível.

Segundo o IBGE, em 2020 a população brasileira idosa será de 32 milhões, o dobro da atual. A cidade do Rio de Janeiro concentra o maior número de idosos do país.

Retinopatia Diabética- Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Este ano, com o objetivo de permitir uma maior difusão dos perigos da doença, já considerada uma epidemia nos países industrializados, foi instituída a Semana de Alerta e Combate ao Diabetes, de 04 a 14 de novembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de sete a oito por cento da população brasileira acima de 18 anos tem diabetes, chegando a 18,6% nos indivíduos com mais de 65 anos. A estimativa é de que 40% dos diabéticos sofrem de alteração oftalmológica- a retinopatia diabética, diretamente ligada ao tempo de evolução da doença, que acomete grande parcela da população em fase intensamente laboral nos países industrializados. A retinopatia diabética pode levar ao envolvimento importante da retina causando, inclusive descolamento da retina, hemorragia vítrea e cegueira, já que o diabetes causa a morte de muitas veias da retina.

Os sintomas visuais do paciente com diabetes descompensado são: visão borrada e dificuldade de refração. As complicações a longo prazo envolvem diminuição da acuidade visual e visão turva, que podem estar associados a catarata ou alterações retinianas (retinopatia diabética).

A retinopatia diabética é a maior causa de perda de visão de adultos em idade laboral-20 a 60 anos- e causa de mortalidade precoce.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)-Degeneração macular relacionada à idade (lesão na mácula, parte central do olho- afeta tanto a visão para perto quanto para longe). Os primeiros sintomas são um esmaecimento das cores, a percepção de uma área escura ou vazia no centro da visão, e a alteração do tamanho dos objetos).

A DMRI já afeta cerca de 2,9 milhões de brasileiros acima de 65 anos de idade e pode levar à perda parcial ou total da visão. As pessoas com íris azul ou verde estão mais sujeitas à doença.

Catarata e Glaucoma- Catarata é a opacidade do cristalino ( a lente do olho), o que provoca a visão embaçada, opaca. É praticamente inevitável na terceira idade, mas com cirurgia tem cura. No Brasil são realizadas aproximadamente 280 mil cirurgias de catarata através do SUS, e entre 80 e 100 mil através de cirurgias particulares ou por convênios. No entanto, estes números deveriam ser pelo menos 50% maiores, só para acompanhar o crescimento vegetativo da população alvo. Estima-se que surjam 552 mil casos novos por ano.

Oficialmente, o Brasil tem cerca de 1 milhão de pessoas com glaucoma (atrofia do nervo óptico, que pode levar à cegueira irreversível). Mas acredita-se que o número de glaucomatosos seja bem superior, devido à falta de controle público da doença, que inicialmente afeta a visão lateral das pessoas. Se forem aceitos os índices da World Glaucoma Association, segundo a qual a doença afeta entre 1% e 2% da população, o Brasil pode ter quase quatro milhões de pessoas sofrendo de glaucoma, uma doença crônica, silenciosa, que não tem cura. Mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado. [www.sboportal.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira