Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2011 - 09:42

Niterói Naval Offshore destaca a importância da formação profissional

“Uma grande cruzada nacional”. Com essa expressão o secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói e moderador da mesa “Formação profissional para a construção”, José Raymundo Martins Romêo, definiu a questão da qualificação profissional e abriu a primeira conferência da Niterói Naval Offshore 2011, no dia 08 de novembro(terça-feira).

A mesa, composta ainda pelo presidente do Fórum dos Trabalhadores da Construção Naval e Offshore (FUP), Joacir Pedro, Guilber Dummans, da Petrobras, e Miguel Luiz Ferreira, da Universidade Federal Fluminense, discutiu como é possível abastecer a demanda de profissionais da indústria naval e offshore.

O presidente da FUP falou sobre como uma política governamental de apoio é essencial para o crescimento do setor, dando o exemplo do projeto que possibilitou o início do Programa de Modernização da Frota (Promef), da Petrobras, em parceria com os trabalhadores. Joacir Pedro lembrou, com um breve panorama da história do segmento naval e offshore, sobre a necessidade se investir no conteúdo local. “Um país com quase 8 mil km de extensão, como o nosso, não pode ficar sem frota própria”, e completou “para cada emprego direto, temos três ou quatro indiretos gerados. É essencial pensar nisso”.

Guilber Dummas mostrou a importância do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) para o fortalecimento da indústria nacional. Ao explicar o funcionamento do programa, o representante da Petrobras falou sobre o objetivo de traçar uma análise entre oferta e demanda para, assim, atender o mercado. Segundo Dummas, o Prominp está em seu 5º ciclo, que irá formar cerca de 30 mil profissionais.

O professor da Escola de Engenharia da UFF, Miguel Luiz Ferreira, discutiu a participação da universidade nesse desafio. Ferreira diz que a parceria da UFF com o Prominp é um exemplo dos avanços do país nesse sentido. Os projetos de formação profissional passam por diversos segmentos e engloba, inclusive, um projeto social da universidade para a capacitação. [www.nno.com.br| www.twitter.com/niteroinavaloff].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira