Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2011 - 09:55

Medalhista pan-americana é eleita destaque no atletismo das Olimpíadas Universitárias

Após quatro dias de competição no Centro de Alto Rendimento (CEAR) de Campinas (SP), o atletismo das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 terminou com dois destaques: a medalhista pan-americana Sabine Letícia Heitling, da UNISC-RS, e Thiago de Jesus Sales, da Universo-RJ. Os dois foram escolhidos em uma votação feita pela organização da modalidade.

Para chegar a esse feito, a gaúcha, que é natural de Santa Cruz do Sul (RS), venceu duas provas de três disputadas: os 3000m com obstáculos com o tempo de 10m10s44 e os 1500m rasos, com 4m22s09, quebrando o recorde em ambas. Além das duas medalhas douradas, Sabine ainda ficou com o bronze no revezamento 4x400m.

“Não esperava ser a grande destaque da competição, porque o JUBs 2011 teve várias atletas de alto nível, como por exemplo a Rosângela Santos, que conquistou duas medalhas de ouro no Pan-americano de Guadalajara e também duas aqui nas Olimpíadas Universitárias. Mas fiquei feliz de ter vencido mais esse prêmio individual”, destacou a gaúcha.

Já Thiago de Jesus Sales, fez praticamente “barba, cabelo e bigode”. O atleta conquistou três medalhas de ouro em três provas disputadas. A primeira veio nos 400m com barreiras, onde ele fez o tempo recorde de 51s74. As outras duas foram nos revezamentos 4x100m e 4x400m.

“Primeiramente vim para o JUBs para competir bem e em alto nível. Graças a Deus pude vencer todas as provas que participei. Tenho que agradecer aos meus companheiros, já que dos três ouros que ganhei, dois foram com a ajuda deles”, disse o carioca

Destaques somam 23 medalhas nas disputas de natação - Nadadores da nova geração encerraram sua participação nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 com uma coleção de medalhas. Henrique Martins, Jéssica Veronez, Larissa Oliveira e Betina Lorcheitter deixaram Campinas (SP) somando, juntos, 23 medalhas de ouro. Destaque para o campineiro Henrique Martins, 19 anos, e Larissa Oliveira, ambos alunos da Unip (SP), campeã geral das disputas de natação dos JUBs 2011. Henrique e Larissa conquistaram o troféu de melhor índice técnico da competição. Larissa venceu oito provas e Henrique, cinco.

“É minha primeira edição das Olimpíadas Universitárias e ganhar em casa é ainda melhor. Este torneio foi um ótimo teste e serviu de preparação para buscar o índice dos 100m borboletas e tentar vaga em Londres 2012. Faltam apenas 60 centésimos para eu alcançar a marca”, destacou Henrique, que além do ouro nos 100m borboleta, prova em que é especialista, também venceu os 50m borboleta e os revezamentos 4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley.

Henrique mostra que é possível conciliar alto rendimento e formação acadêmica. “Muitos técnicos dizem que não é possível conciliar treino e faculdade. Tanto que após o Ensino Médio fiquei um ano fora da escola, passei uma temporada nos Estados Unidos. Mas resolvi voltar e tentar estudar e treinar. Recebo apoio da faculdade para as provas e aulas durante as competições. E, além disso, adoro estudar. É uma válvula de escape e me permite criar uma rotina fora das piscinas”, explicou o atleta que treina de segunda a sábado e estuda à noite.

Jéssica Veronez e Betina Lorcheitter (Unip-SP) também colecionaram medalhas nas Olimpíadas Universitárias 2011. Em sua terceira participação nos JUBs, Jéssica perdeu a conta das medalhas conquistadas. “Este ano venci cinco provas e geralmente a média é de quatro a cinco medalhas”, conta a atleta campeã dos 200m e 400m medley,100m e 200m costas e 200m borboleta.

Betina, especialista e apaixonada pelas maratonas aquáticas, fez bonito em sua estreia na competição. Ela venceu a prova dos 400m e 800m livre e os revezamentos 4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley.

“Prefiro as provas de maratona, mas pelo clube preciso também disputar e fazer bons tempos nas piscinas e tento fazer milagre conciliando os treinos. Mas após essa competição começo a focar na última etapa do circuito brasileiro de maratonas que é seletiva para o Sul-Americano da modalidade. Estou em 3º lugar no ranking nacional de maratonas aquáticas e quero disputar este Sul-Americano em Belém no ano que vem”, destacou.

Distrito Federal e São Paulo levam ouro no judô por equipes- Distrito Federal e São Paulo conquistaram o título do torneio de judô por equipes das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011, em Campinas (SP). Os judocas da Universidade Católica de Brasília (UCB/DF) venceram a disputa masculina ao bater o time da Universo, do Rio de Janeiro. Na chave feminina, melhor para o trio paulista da UniSant’anna que ficou com a medalha de ouro após desistência da equipe da Unoesc (SC) em lutar a final.

Carlos Cezar, Lucas Almeida, Felipe Braga, Lucas Artiaga e Ricardo Marques, da UCB (DF), passaram por Pernambuco e Espírito Santo até a decisão contra os cariocas. Destaque para o judoca Carlos Cezar que somou a segunda medalha de ouro nos JUBs 2011. Carlos foi campeão da categoria peso ligeiro (-60kg) e ouro por equipes pelo Distrito Federal. “Esta é minha segunda Olimpíada. Ano passado, na estreia, não medalhei, pesou um pouco a inexperiência. Mas treinei forte este ano e agora volto com duas medalhas e motivação para continuar lutando”, destacou o atleta.

Na disputa feminina, destaque para a equipe da UniSant’anna (SP), composta por Milena Mendes, Tais Borges e Jéssica Santos, jovens promessas do judô brasileiro que integram o projeto Futuro do governo paulista. Após derrotar as equipes da FTC (BA) e da UCB (RJ), o trio contou com a desistência do time da Unoesc (SC) para chegar ao título por equipes das Olimpíadas Universitárias. Jéssica também foi campeã na categoria meio-médio (-63kg) em Campinas (SP).

Milena, 19 anos, e Jéssica, 18, estrearam pela seleção brasileira júnior este ano, em torneios na Rússia e na Itália. Milena também representou a seleção principal no Grand Prix do Rio e na Copa do Mundo, em São Paulo.

“Fico muito feliz pela experiência e pela oportunidade de integrar uma seleção brasileira. Comecei a lutar judô na escola, aos 12 anos, porque minha mãe não queria que eu fizesse balé, como minha irmã. E deu certo”, contou Milena. A judoca, estreante em Olimpíadas Universitárias destacou o alto nível técnico da competição. “Na minha categoria foi um dos torneios mais difíceis do ano. Competi com várias atletas experientes”.

Janine Martinez e Vivian Heinrichs fazem dobradinha paulista no xadrez - Jogando em casa, a campineira Janine Martinez conquistou a segunda medalha de ouro em sua terceira Olimpíada Universitária, na competição disputada no Clube Semanal de Cultura Artística, em Campinas (SP). Na última rodada, a enxadrista da Universidade Paulista (UNIP-SP) derrotou a paranaense Juliana Choma, da Universidade Federal do Paraná (PR), vencendo a competição com seis pontos em sete possíveis. A medalha de prata ficou com Vivian Heinrichs, também da UNIP, que totalizou 5,5 pontos, mesma pontuação da paranaense Cintia Rocha Leão, da Unipar (PR).

Campeã do torneio em 2009, Janine agora sonha em representar o Brasil na Universíade 2013, que acontecerá na cidade russa de Kazan. No entanto, como a competição é disputada de dois em dois anos, a conquista nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 não carimba o passaporte para a Rússia. Mas Janine somou pontos importantes. No ano passado, ela disputou o Mundial Universitário de Xadrez, na Suíça, e o Mundial Sub-20 na Argentina.

"É muito bom poder participar destas competições internacionais pela vivência com outros enxadristas. Aumenta a vontade de continuar crescendo na modalidade e também a cobrança por resultados”, disse a estudante de economia de 22 anos, que começou literalmente a jogar aos três por influência do pai enxadrista.

Medalhista de prata, Vivian subiu no pódio das Olimpíadas Universitárias pela primeira vez na carreira. Em 2010, a estudante de engenharia da computação ficou em sétimo lugar. “Passei a me concentrar mais nos treinos. Estou treinando mais, mas acho que o que mudou mesmo foi o psicológico. Estou conseguindo jogar com mais calma, sem olhar para quem vou enfrentar. Nesse torneio isso fez toda a diferença”, disse a jovem, que aprendeu a jogar aos 18 anos e desde 2009 participa de torneios.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira