Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2011 - 10:08

Ecad e Mc Donald’s : valorizando a classe artística musical

Escritório assina convênio com a Associação Brasileira de Franqueados do Mc Donald’s para pagamento da retribuição autoral de músicas tocadas nos restaurantes .

Mais de 50 restaurantes filiados à Associação Brasileira dos Franqueados Mc Donald’s (ABFM) estarão quites com os compositores e artistas que têm suas músicas tocadas nessas lojas. A ação é fruto de um convênio firmado entre o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e a ABFM, firmado recentemente e retroativo a julho de 2010, que visa à adesão e negociação de estabelecimentos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A negociação entre as partes teve início em 2009, quando o Ecad e o Mc Donald’s fecharam um primeiro acordo com os estabelecimentos próprios. Na oportunidade, já era de interesse da rede que todos os seus restaurantes, inclusive os franqueados, estivessem adimplentes com o pagamento do direito autoral. O convênio atual com a ABMF é considerado uma extensão do primeiro contrato.

“Essa parceria é muito importante por permitir isonomia de tratamento de todos os restaurantes Mc Donald’s, sendo da própria rede ou franqueados. O Ecad mantém, ainda, importantes parcerias com as redes O Boticário, Starbucks, Multicoisas, Di Santini, Ellus, Lojas Leader, supermercados Pão de Açúcar e Extra, Casa e Vídeo, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Le Postiche, Makro Atacadista, Holding Máquina de Vendas (composta por Ricardo Eletro, Insinuante, Nordeste e City Lar) Casas Bahia, Siciliano entre outros, que pagam direitos autorais regularmente e de forma centralizada", afirma Márcio Fernandes, Gerente Executivo de Arrecadação do Ecad.

A assinatura destes convênios, e conseqüente aumento da arrecadação, permitem aumento considerável da distribuição de direitos autorais para milhares de artistas que têm suas músicas executadas nos respectivos estabelecimentos.

Perfil-O Ecad é uma sociedade civil, privada, que tem como objetivo centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical. É administrado por 9 associações de música e representa todos os titulares de obras musicais (autores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos e editores nacionais e estrangeiros) filiados a essas associações. Com sede no Rio de Janeiro, o Ecad possui 26 unidades próprias localizadas nas principais capitais do país e também conta com 130 agências credenciadas para atuar em todo o Brasil. Recentemente, a instituição foi eleita pelo Instituto Great Place to Work como uma das 30 melhores empresas, com menos de 1.000 funcionários, para se trabalhar no Brasil, ocupando o 26º lugar no ranking; e uma das 30 melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro, ocupando o 10º lugar neste ranking. O Instituto Great Place to Work tem como foco premiar empresas éticas e socialmente responsáveis, além de inovadoras e empreendedoras.

O Ecad também recebeu duas premiações de âmbito nacional na área de Tecnologia da Informação: foi eleito uma das cinco melhores empresas no ranking geral da edição 2011 do prêmio "As 100+ mais inovadoras no uso de TI", concedido pela revista Information Week Brasil, além de ter sido o vencedor da categoria "Serviços Diversos". O executivo de TI e Planejamento Estratégico do Ecad, José Pires da Costa Filho, também obteve a 89ª colocação da lista dos 100 melhores executivos da área de Tecnologia no Brasil, em 2011, escolhidos pela revista Computerworld.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira