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09/11/2011 - 10:20

Pesquisa revela que jovens estão prontos para usar o pagamento via celular

Novo estudo da MasterCard Worldwide mostra que celulares são mais valorizados por este público e muitos deles querem substituir a carteira pelo aparelho móvel.

São Paulo - Cada vez mais, a tecnologia faz parte da vida das pessoas. Hoje já possível controlar remotamente os eletrodomésticos ou manobrar o carro automaticamente. Dentro dessa evolução, o celular é considerado o acessório tecnológico mais importante, principalmente entre os mais jovens.

Segundo recente pesquisa* realizada nos Estados Unidos pela MasterCard Worldwide, os consumidores já estão preparados para a próxima etapa, quando seus smartphones serão carteiras móveis. Ainda de acordo com o estudo, organizado pela Kelton Research, 62% dos americanos que usam telefones celulares estariam abertos a usar seus dispositivos para fazer compras em qualquer lugar.

“Os consumidores já estão vivendo um estilo de vida móvel, e usar o celular para fazer pagamentos todos os dias é o próximo passo”, diz Mung-Ki Woo, executivo do grupo móvel da MasterCard Worldwide. “O ano de 2011 é o começo da era de pagamentos móveis NFC, e os consumidores já querem usar os primeiros sistemas comerciais nos Estados Unidos".

A demanda para pagamentos móveis será impulsionada pela gerações mais jovens

Classificados como a geração móvel atenta às tendências digitais, as pessoas na faixa de 18 a 34 anos de idade estão prontas para levar suas transações para o próximo nível:

De acordo com o estudo, 63% das pessoas nessa faixa etária ficariam a vontade usando telefones celulares para fazer compras, comparados a pessoas de 35 anos ou mais (37%).

Os consumidores entre 18 e 34 anos (65%) se sentiriam mais desamparados sem o telefone do que sem suas carteiras, contra 34% dos participantes com 35 anos ou mais.

Em outra pesquisa, realizada em 2010 pela MasterCard Advisors, os participantes com menos de 30 anos mostraram que essa demanda tem aumentado nos últimos anos. Esse grupo está cada vez mais interessado em pagamentos e transações móveis: Entre 2009 e 2010, os entrevistados revelaram que o número de compras realizadas a partir de telefones celulares aumentou 67% (de 15% em 2009 para 25% em 2010).

No mesmo período, esse público também aumentou seu acesso diário via celular aos serviços on-line do seu banco em 79% (14% e 2009; 25% em 2010).

A percepção é importante -A vontade crescente de usar o celular para fazer pagamentos fortalece o papel deste tipo de telefone e reflete o desejo do consumidor de deixar a tradicional carteira em casa. De acordo com o novo estudo, os consumidores valorizam os celulares não apenas por suas funções, mas pelo que representam. Mais da metade (54%) dos participantes disseram que o celular diz mais sobre sua personalidade do que a carteira.

“Quando os cartões de crédito e débito chegaram ao mercado, os consumidores gostaram dos avanços em relação à velocidade, praticidade e segurança das transações”, diz Woo. “Agora, com as carteiras móveis prestes a revolucionar essa experiência mais uma vez, o consumidor se beneficia mais na medida em que os telefones assumem outras funções e agregam valor a suas vidas".

Avaliação dos pagamentos móveis – Diferenças entre gêneros -Com a carteira móvel ganhando maior aceitação, os homens e a mulheres devem perceber e usar a tecnologia de maneiras diferentes. Para o homem, o celular é uma necessidade funcional, mas para a mulher, seu dispositivo móvel é mais pessoal. Segundo a pesquisa, os homens estão mais dispostos a usar o celular para pagamentos, e veem essas transações de uma forma positiva: . Os homens estariam mais a vontade que as mulheres (51% versus 40%) usando o celular para fazer compras.

.Os homens seriam mais surpresos que as mulheres (49% versus 45%) por alguém pagar suas contas com um aplicativo móvel em vez de usar o cartão de crédito.

Enquanto as mulheres são ligeiramente mais conservadoras sobre suas decisões de compra com o celular, elas dão muito valor ao conteúdo armazenado em seus telefones: .As mulheres se sentem mais desamparadas que os homens (50% versus 36%) sem seu dispositivo móvel do que sem sua carteira.

.As mulheres, (45% versus 34% dos homens) optariam pela implantação cirúrgica dos seus celulares em vez das carteiras, para não esquecer o dispositivo ao sair de casa.

A confiança e a privacidade são imprescindíveis para o conforto do consumidor -Apesar dos consumidores confiarem em dispositivos móveis e a aceitarem os pagamentos móveis, a pesquisa revelou que a segurança em geral é um fator muito significativo na decisão de fazer pagamentos via celular. Quase dois em cada três participantes (62%) disseram que precisam confirmar que suas informações pessoais estão seguras para se sentirem confortáveis ao fazer uma transação. Eles ressaltam que a confiança e a privacidade são os principais fatores na mudança de hábitos de pagamento.

Metodologia -A MasterCard Mobile Survey foi realizada pela Kelton Research entre os dias 15 e 22 de abril, 2011, por e-mail e por meio de uma pesquisa on-line. O estudo adota uma série de cotas para garantir uma representatividade confiável e precisa da população norte-americana acima dos 18 anos.

Brasil -O Brasil tem grande potencial para desenvolver um mercado de pagamentos móveis. Somente de janeiro a setembro deste ano, o país registrou mais de 24,4 milhões de novas habilitações de telefones celulares, um aumento de cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, o maior crescimento dos últimos onze anos, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O total de linhas habilitadas no pais já atingiu a marca de 227 milhões, ultrapassando o número da população brasileira, que é 190 milhões de habitantes(Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE).

Além disso, o hábito de utilizar pagamentos eletrônicos é mais forte entre os jovens. De acordo com uma recente pesquisa da Abecs, entidade que reúne empresas do segmento de cartões de crédito, cerca de 79% dos entrevistados com idade entre 25 e 34 anos não sai de casa sem o plástico na carteira.

Para entender o impacto de um novo conceito de pagamento móvel a partir do carregamento pré-pago no Brasil, a MasterCard realizou em 2008 uma pesquisa com 608 pessoas da cidade de São Paulo, de 16 a 60 anos, entre bancarizados e não bancarizados. Cerca de 93% dos entrevistados gostaram de todos os aspectos do sistema. Do total, 87% deles acreditaram que se trata de uma iniciativa segura e 76% dos participante disseram que é uma plataforma fácil de usar.

A MasterCard (NYSE: MA) é uma empresa global de pagamentos e tecnologia que administra a mais rápida rede de processamento de pagamentos do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard permitem que as atividades cotidianas – como fazer compras, viajar, administrar um negócio ou organizar suas finanças – sejam feitas de maneira mais fácil, segura e eficiente para todos. [www.mastercard.com].

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