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10/11/2011 - 10:31

Mercado de luxo no Brasil prevê crescimento de 20% segundo Bain & Company

O mercado brasileiro de luxo deve encerrar o ano de 2011 com crescimento de 20%, segundo o estudo “Luxury Goods Worldwide Market Study”, apresentado pela Bain & Company, uma das maiores consultorias de negócios do mundo.

O levantamento, que indica as tendências para o consumo de alto padrão no mundo, está em sua 10ª edição e aponta a manutenção do ritmo de expansão apresentado no ano anterior, cerca de 10%, atingindo a marca de 191 bilhões de euros. De acordo com a Bain, esse avanço global se dá, em parte, pelo interesse das marcas em desenvolver novos mercados.

No Brasil, por exemplo, os segmentos de fragrâncias e cosméticos ainda são as principais categorias, porém, outros artigos de luxo crescem em ritmo mais acelerado. A maior demanda concentra-se em São Paulo e Rio de Janeiro e a tendência é manter-se dessa forma.

Outro país do BRIC, a China deve crescer 35%, mesmo em um cenário de recessão. E, na Europa, onde o mercado de luxo já é maduro, é previsto um incremento de 10% para o ano.

O “Luxury Goods Worldwide Market Study” também destaca que: .O crescimento do mercado mundial do luxo será este ano de 10%, frente aos 8% anunciados anteriormente, no estudo apresentado no primeiro semestre de 2011.

.Em 2008 e 2009 houve uma forte queda de 17 bilhões de euros. O ano de 2010 encerrou-se com vendas de final de ano acima das expectativas (um aumento de 14% em comparação ao ano anterior), elevando o mercado de artigos de luxo a 172 bilhões de euros, e superando o recorde anterior de 170 bilhões de euros em 2007.

.O mercado de luxo maduro tem se desenvolvido solidamente, apresentando crescimento médio de 6-7% anualmente. Apesar de taxas de crescimento menores, a receita de mercados maduros excede o de países emergentes.

.O consumo de luxo está se fortalecendo no mercado de acessórios (13%), incluindo artigos de couro (16%) e sapatos (11%), de acordo com as projeções para 2011. Há previsão de crescimento também no setor de joias (15%) e relógios (20%), especialmente nos mercados emergentes.

.A construção do relacionamento com o cliente no mercado de luxo se torna, cada vez mais, parte do negócio, por isso, cresce a influência das redes sociais nesse processo. Atividades de marketing digital tornam-se aliadas para melhorar a experiência do cliente com a marca.

.A relevância da Internet, por meio das mídias sociais e de canais e-commerce, tem se tornado ainda maior a cada ano, ainda mais com soluções de conveniência e confiabilidade, como os sites multimarcas e os de compras coletivas, esses principalmente pelas ofertas de excelente relação custo/benefício.

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