Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 10:52

Vote Cataratas: artista plástico vai retratar as quedas durante sobrevoo de helicóptero

Trabalho do iguaçuense Adriano Monanc será a última grande ação de mídia do Comitê Local de Apoio à Candidatura das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

A um dia da eleição para a escolha das Novas Sete Maravilhas da Natureza, o Comitê Local de Apoio à Candidatura das Cataratas do Iguaçu irá promover no dia 10 de novembro (quinta-feira),a última grande ação de mídia: o artista plástico iguaçuense Adriano Monanc vai embarcar em um helicóptero, munido de tinta, pincéis e cavalete, e pintar do alto as belezas naturais do Parque Nacional do Iguaçu. O projeto recebeu o nome de Cores que Voam - Cataratas do Iguaçu

Monanc e o cavalete serão presos rente à porta da aeronave, que ficará aberta, para que as pessoas possam ver o trabalho do lado de fora. A tela terá 1 m x 1 m, aproximadamente. De acordo com Adélio Demeterko, gerente comercial das Cataratas S/A – empresa responsável pela operação do turismo no parque nacional –, a previsão é que o helicóptero decole por volta das 8h, do hangar da Helisul Táxi Aéreo, na Avenida das Cataratas. Toda a operação deverá durar em torno de uma hora, com a aterrisagem estimada para as 9h no heliponto em frente ao Parque das Aves.

“Essa ideia surgiu de um sonho que tive. Acordei e pensei: ‘Tenho que sobrevoar as Cataratas’. Meus amigos acharam que era uma loucura, mas insisti: é um sonho e vou fazer”, declarou o artista, no dia 09 [quarta-feira). Segundo ele, o projeto Cores que Voam já estava em andamento desde o primeiro semestre, para produção de um documentário e uma exposição, quando surgiu a oportunidade do casamento com a campanha para eleger as Cataratas. Foi a oportunidade perfeita.

“Pintar voando é um tema muito sensível e popular. Todos se emocionam:desde o crítico de arte italiano até a pessoa mais simples. E a gente quer passar para as pessoas a emoção que as Cataratas proporcionam. É um impressionismo muito leve, muito solto, que vai se somar à campanha Vote Cataratas”, disse o artista, destacando que só irá utilizar no trabalho tintas biodegradáveis, que não poluem o meio ambiente.

Importância-“A ideia é sensibilizar a população para a importância de as Cataratas fazerem parte deste seleto mundo das sete maravilhas. Estamos fazendo todo o possível para que isso ocorra, com várias ações desencadeadas”, declarou o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro – citando, entre outras ações, o sobrevoo do dirigível da fundação suíça New Seven Wonders nas Cataratas, no dia 12 de outubro. Outra ação foi a travessia com tirolesa da Garganta do Diabo, no último dia 4, feita pelo alpinista Waldemar Niclevicz. “E agora, na reta final, aos 45 minutos do segundo tempo, é importante a gente continuar firme, pedindo o voto para eleger as Cataratas”, destacou.

Adélio Demeterko garantiu que o grupo pretende brigar até o último momento para a eleição das Cataratas. A votação se encerra nesta sexta-feira (11/11). “O objetivo da ação [Cores que Voam] é convocar no último momento as pessoas a votar nas Cataratas. Os outros concorrentes também estão fazendo ações intensivas na reta final e nós precisamos de atividades que tenham repercussão no Brasil e até no exterior. Porque os benefício dessa eleição são incalculáveis”, afirmou.

A ação com o artista plástico Adriano Monanc faz parte de uma série de iniciativas para reforçar a votação das Cataratas nesse finalzinho do concurso. Na noite de terça-feira (08/11), imagens da campanha foram projetadas na fachada do Museu Nacional da República, em Brasília. Na quarta (09/11), as mesmas imagens serão projetadas no Museu Oscar Niemayer, em Curitiba. Também estão previstos para quinta-feira shows com bandas locais na Praça da Bíblia.

Outra iniciativa, desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação, pretende envolver os 1,2 mil professores e 28 mil alunos de 84 escolas de Foz do Iguaçu. De acordo com a secretária da pasta, Joane Vilela Pinto, as crianças do ensino fundamental, serão estimuladas, nesta quinta-feira, a produzir textos em sala de aula falando da importância das Cataratas para o turismo e a região.

Já as crianças menores, com até 6 anos de idade, que estudam nos centros municipais de educação infantil (Cmeis), farão desenhos. A ideia é envolver as crianças na campanha, para que o recado seja levado para dentro das casas dos alunos e se reverta em votos para as Cataratas.

Como votar-Para votar nas Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, basta acessar o site [www.votecataratas.com] e seguir os passos indicados. Também é possível votar via celular, enviando a palavra “Cataratas” para o número 22046. O custo da mensagem é de R$ 0,31 + impostos.

Pelo celular, é possível votar quantas vezes quiser. O link da votação também pode ser acessado pela página do Vote Cataratas no Facebook.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira