Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 11:01

Doenças oculares relacionadas ao diabetes podem levar a cegueira

O diabetes já é considerado uma epidemia em todo o planeta - são mais de 230 milhões (6% da população mundial), segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, cerca de sete milhões de pessoas tem a doença e correm o risco de perder completamente a visão, se cuidados preventivos não forem tomados.

“É muito importante que o diabético faça exame de fundo de olho a cada seis meses para evitar problemas oculares como a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Com os recursos de diagnóstico e tratamento existentes hoje é inadmissível deixar o problema evoluir até este ponto”, afirma Dr. Antonio Leone, responsável pelo setor de Retina da Cerpo Oftalmologia.

A Retinopatia Diabetica evolui de forma insidiosa e sem apresentar sintomas em suas fases iniciais. O problema só é percebido quando já ocorre uma baixa da visão. “Como é muito difícil a recuperação de grau de visão perdida, é importante que o diabético seja submetido a exames mesmo sem alterações visuais”, explica o médico da Cerpo.

A retinopatia diabética é consequência do estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos da retina, no fundo do olho, além de enfraquecimento da sua parede e precisa ser tratada antes da queixa originada pelo impacto deste quadro. Além do exame de fundo de olho, a melhor forma de prevenir a doença é o controle rigoroso da glicemia, da pressão arterial e dos níveis do colesterol.

O tratamento mais indicado é a fotocoagulação retininiana com laser. Quando a doença está mais avançada são usadas drogas injetáveis e cirurgias. “Cerca de 75% dos portadores de diabetes há mais de 20 anos apresentam retinopatia diabética. Além disso, o diabético possui 25 vezes mais chances de perda da visão ao longo da vida, na comparação com o restante da população.”, finaliza Leone.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira