Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 11:01

Programa Global dos Embaixadores de Telessaúde será lançado na Firjan

Será lançado no dia 11 de novembro (sexta-feira), às 10 horas, na sede do Sistema Firjan, o Programa Global dos Embaixadores de Telessaúde, promovido pela Sociedade Internacional de Telemedicina e Telessaúde (IsfTeH). Está confirmada para o evento, que é apoiado pelo Laboratório de Telessaúde da UERJ, a presença do embaixador coordenador do programa, Arcebispo Desmond Tutu, ativo na defesa dos direitos humanos. Na ocasião, serão apresentados os novos paradigmas da Telessaúde internacional.

O Programa Global de Embaixadores de Telessaúde tem o objetivo de fortalecer a implementação de projetos e ações colaborativas mundiais, utilizando a telemedicina e a telessaúde para a promoção da saúde, prevenção de doenças ou na aceleração do processo de diagnóstico e tratamento através de "redes mundiais em atenção à saúde".

Os embaixadores são personalidades reconhecidas mundialmente e que atuarão como defensores de alto nível para o uso das tecnologias de telessaúde. Eles articularão uma política coerente, ética e baseada em evidências sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na saúde, promovendo assim o desenvolvimento de sistemas integrados e defendendo uma maior visibilidade para a telessaúde, sobretudo fortalecendo parcerias e programas de ajuda para países em desenvolvimento.

Cinco personalidades vão trabalhar com o Arcebispo Desmond Tutu: o Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Dr. Emilio Rui Vilar (presidente da Fundação Gulbenkian), Nigel Crisp (ex-CEO do NHS, na Inglaterra), Peter Gabriel (músico e ativista dos direitos humanos) e Strive Masiyiwa (fundador e CEO, Econet wireless). O programa recebe ainda o apoio das Fundações Gulbenkian e Rockefeller.

A Corporação Microsoft, representada por Neil Jordan, gerente mundial de saúde da empresa, fornecerá a plataforma que facilitará a comunicação. Segundo Jordan, a tecnologia tem revolucionado a área da saúde na última década, no entanto, as comunidades carentes ainda não têm sido beneficiadas por esses avanços. “Nós compartilhamos o objetivo do grupo de Embaixadores Globais, que buscam gerar valor e resultados na área da saúde para todas as pessoas. É uma satisfação fazer parte desta iniciativa com a ISfTeH para tornar esta visão uma realidade”, disse ele.

O Imperial College de Londres manifestou o seu apoio proporcionando uma secretaria para o programa. A Organização Mundial de Saúde, parceira na implementação do Programa, será representada pela Dra. Regina Ungerer.

O Laboratório de Telessaúde da UERJ é responsável pela implementação e sustentabilidade de diferentes projetos em telemedicina e telessaúde, conectando todo o estado do Rio de Janeiro entre si e com outros estados da União, e ainda a outros países. Dentre os projetos, destaca-se o Núcleo RJ do Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, iniciando em 2005 que atingem, também municípios geograficamente afastados.

Com cerca de 15.000 profissionais de saúde cadastrados, o Laboratório disponibiliza multimeios para as atividades de teleducação com aulas por teleconferência, seminários ao vivo, cursos à distância, teleconsultoria para segunda-opinião, telediagnóstico especializado, matérias instrucionais para as equipes escolares e jogos online para crianças na abordagem da prevenção da obesidade infantil e da informação sobre a prevenção e da doença tuberculose.

O evento acontece na sede do Sistema Firjan, Avenida Graça Aranha, 1, Centro do Rio de Janeiro.[www.firjan.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira