Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 11:16

Editora Peirópolis lança Xica na Fliporto 2011


Com ilustrações e texto de Rosinha, a obra conta a história de um dos peixes-bois-marinhos cativos mais velhos do mundo, que se tornou um ícone pernambucano.

A Editora Peirópolis lança, no dia 13 de novembro (domingo), às 17h, na VII Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto –,Praça do Carmo, em Olinda, o livro Xica, com sessão de autógrafos e presença da escritora e ilustradora Rosinha. Sua obra, primeiro título pela Editora Peirópolis, narra a história do peixe-boi-marinho fêmea Xica, que morou por 20 anos em uma das praças públicas mais centrais e movimentadas de Recife, a Praça do Derby, tornando-se um ícone local. Realizado com o apoio da Fundação Mamíferos Aquáticos, o livro possui o selo verde de certificação concedida pela FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) – que garante que a madeira utilizada na fabricação do papel interno deste livro provém de florestas de origem controlada e que foram gerenciadas de maneira ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Para contar a história de Xica, a autora recorreu a parte de suas lembranças de infância e ao período em que conviveu com sua avó. “Xica é um símbolo na memória de toda uma geração. Todos a conhecem e guardam um sentimento de amor por ela. E poder falar sobre ela, é poder falar por toda essa geração, sem dúvida é um grande privilégio. Além disso, falo um pouco dos meus avôs, principalmente da minha avó, com quem eu tinha uma relação muito forte – a perdi cedo demais. Ainda hoje sinto a falta dela. Tudo o que falo sobre a avó de Maria aconteceu comigo”, explica Rosinha.

Também integram a história personagens como Boris, um bicho-preguiça que adorava colecionar laços de fita coloridos, e Tuareg, uma tartaruga que passava o dia somando os números das placas dos carros e era apaixonada por um fusquinha. Todos, muito bem ilustrados pelos traços e contornos simples e cativantes de Rosinha.

Xica foi capturada ainda filhote em um curral de pesca e durante sete anos viveu na piscina de uma fazenda particular. Após ser adquirida pela Prefeitura de Recife, o peixe-boi fêmea passou a viver na Praça Derby – o local totalmente inadequado para o seu pleno desenvolvimento fez com que ela sofresse mal-tratos e sérias queimaduras no dorso. “Xica está na minha vida desde sempre. Visitá-la era um passeio corriqueiro, assim como o de Maria, na minha infância. É cruel demais aprisionar um animal, e, da forma com aconteceu com esse peixe-boi, é inominável”, finalizou.

Atualmente nas costas brasileiras existem apenas 500 peixes-bois-marinhos distribuídos entre o litoral norte e nordeste do país, que precisam enfrentar a desocupação desordenada, a degradação de suas área naturais, o emaranhamento em redes de pesca e a colisão com embarcações.

Autora e ilustradora-Rosinha é natural de Pernambuco e iniciou-se na arte em 1992. Fez cursos de arquitetura, desenho e pintura, além de literatura infantil. Realizou exposições individuais e participou de coletivas em galerias e espaços culturais. Já escreveu e ilustrou vários livros infantojuvenis. Como autora, recebeu o selo Altamente recomendável (categoria Imagem pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil) pelo livro De alfaias a zabumbas, lançado em 2007, ano em que ela foi convidada para participar da Bienal de Ilustração da Bratislava (Eslováquia). Hoje, mora em Olinda com seus três filhos, a 40 minutos de distância de onde Xica vive atualmente, e faz o que mais gosta na vida: ilustrar e escrever para crianças e jovens.

Editora Peirópolis-Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. [www.editorapeiropolis.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira