Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 11:45

Município no noroeste do Paraná realiza 1ª Feira Nacional da Seda

Nova Esperança, cidade situada a 500 quilômetros de Curitiba, realiza a partir do dia 1'2 de novembro (sábado), a 1ª Feira Nacional do Vale da Seda. O objetivo do evento é agregar maior valor a produção do bicho da seda, já que a região é a maior produtora de casulos do Ocidente. O evento, que vai até o dia 20, ocorre no Centro Cívico, das 18 às 22 horas, de segunda a sexta, e das 14 às 22 horas, nos finais de semana e feriado. O estacionamento será gratuito.

A abertura oficial da feira será às 14 horas de sábado com a presença de lideranças empresariais e políticas. “Este evento irá contribuir muito para o desenvolvimento da região principalmente porque é o primeiro do país a reunir uma grande quantidade e variedade de artigos de seda”, destaca o organizador da feira, o empresário João Berdu. Ele também é presidente do Instituto do Vale da Seda, que realiza a feira.

Mais de duas mil peças e 1.300 metros de tecido de seda estarão disponíveis para a venda. Cachecóis, lenços, kaftans, bolsas, roupas para bebê, entre outros artigos de seda, serão comercializado a partir de R$ 70. Já os tecidos de seda serão vendidos a partir de R$ 60/metro. O pavilhão de 300 metros quadrados irá reunir micro e pequenas empresas de Nova Esperança, outras maiores de Petrópolis (RJ), de Maringá, entre outras cidades, e uma cooperativa de artesãos.

Todas as peças comercializadas serão numeradas e o consumidor ao acessar o www.valedaseda.com.br (que também terá uma loja virtual) encontrará mais informações sobre cada uma delas, inclusive o preço de referência. Durante a feira, as peças serão vendidas com 50% de desconto.

A empresa de confecções Trilha Zen, de Nova Esperança, estará no evento com mais de 300 peças, entre kaftans e blusas de seda. A proprietária, Josi Ardenghi, informa que o trabalho com a seda é mais delicado e minucioso. “Trabalhar com este material requer mais cuidado”. Ela e outras três costureiras trabalham na confecção das peças. A Trilha Zen está há dez anos no mercado de Nova Esperança.

A Tecelagem Werner, de Petrópolis (RJ), que fabrica tecidos com fios de seda estará presente no evento com tecidos, comercializados por metro, com mais de setenta estampas. O Casulo Feliz, empresa maringaense, também participa expondo tapetes, cortinas, persianas, echarpes, entre outros produtos de seda.

Vale da Seda- Geograficamente, o Vale da Seda é a região formada pela bacia hidrográfica do rio Pirapó, que abrange 29 municípios e é a maior produtora de casulos de bicho da seda do Ocidente. O objetivo do projeto é criar condições para o desenvolvimento, produção e comercialização de artigos de seda nesta região, sob uma etiqueta de identidade geográfica do Vale da Seda.

Segundo o empresário João Berdu, o Paraná é responsável por cerca de 90% da produção brasileira de casulos de bicho da seda. Atualmente, os 29 municípios do Vale da Seda se beneficiam apenas da receita gerada pela produção e venda do casulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira