Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 12:11

Pedestre é o principal público da nova campanha da Prefeitura de São Paulo


“Atravesse sempre na faixa de pedestre. Os motoristas fazem a parte deles e você a sua. Vamos acabar com os atropelamentos.” Esta é a mensagem do primeiro filme que compõe a segunda fase da campanha de Proteção aos Pedestres da Prefeitura de São Paulo. Criada pela nova/sb - agência comandada por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli – o filme começa a ser veiculado nesta quarta-feira, 9 de novembro. Depois de dar foco à conscientização e fiscalização dos motoristas e reforçar a importância do respeito aos pedestres, agora a campanha se volta para a mudança de postura dos pedestres.

No primeiro filme, “Encontro”, vemos o Homem-Faixa parado em uma esquina quando dois pedestres quase trombam com ele. Um dos pedestres olha para ele e parece o reconhecer. Depois de algumas tentativas de lembrar-se de onde o conhece e não acertar, o personagem revela: “A faixa, a Faixa de Pedestre”.

Na primeira fase da campanha o foco foi a apresentação do Homem-Faixa para que ele fosse notado e assim, motoristas e pedestres passassem a respeitar a sinalização. “Tivemos uma mudança significativa na atitude dos motoristas em relação ao direito de travessia do pedestre que passou de 10,4%, antes do programa, para 32,2% em outubro”, observa Thiago Furtado, diretor de atendimento da nova/sb. “Se por um lado este número é positivo, por outro observamos que o pedestre ficou mais displicente, muitas vezes atrapalhando o trânsito, atravessando fora da faixa e invadindo o espaço dos automóveis”, complementa. Agora na segunda fase, o personagem já é reconhecido e o foco passou a ser a educação do pedestre, enfatizando em todas peças, a mensagem principal da campanha: “Dê preferência à vida. Respeite a faixa de pedestre”.

A segunda fase da Campanha de Proteção ao Pedestre é composta por três filmes, spots de rádio, anúncio em revistas jornais e internet.

Programa de Proteção ao Pedestre- Lançado em maio deste ano, o programa de Proteção ao Pedestre tem como objetivo combater um dos maiores problemas enfrentado no trânsito de São Paulo: as mortes por atropelamento. A meta é reduzir em 50% os atropelamentos e as mortes de pedestres até 2012. Na cidade, morrem em média 650 pessoas por ano atropeladas. Por meio de um estudo que a nova/sb solicitou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi constatado que uma das causas destes números está no fato de motoristas e pedestres ignorarem as 90 mil faixas de pedestres espalhadas pela cidade.

Após o programa da Prefeitura de São Paulo, que incluiu ações como a implementação e revitalização de 13 mil faixas de travessia, instalação de mais de 560 semáforos de pedestres e câmeras da CET para autuar infratores, além da campanha publicitária criada pela nova/sb, as mudanças no trânsito foram notáveis. Segundo estudo realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), houve redução de 71% de mortes por atropelamentos onde a campanha começou, na região do centro expandido (área central e região da Avenida Paulista), comparando o período de 11 de maio a 30 de junho deste ano ante o mesmo período de 2010.

Título: Campanha de Proteção ao Pedestre | Anunciante: Prefeitura Municipal de São Paulo | Título: Encontro | Produto: Secom | Agência: nova/sb | Diretor de Arte: Hermes Jurkowitsch | Redator: Ricardo Furriel e Zoca Moraes | Diretor de Criação: Ricardo Furriel Produtora do Filme: Conspiração Filmes | Diretor de Cena: Clóvis Aidar | Produtora de Áudio: Nosso Estúdio | RTV: Andrea Consoleto Atendimento: Thiago Furtado, Regiane Costa, Karina Meneses | Aprovação/cliente: Marcus Vinicius Sinval.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira