Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 12:11

Aprenda a diferença entre Dívida de Valor e Dívida Sem Valor para iniciar bem 2012

Começar 2012 sem dívidas e eliminá-las durante o próximo ano é o desejo de milhões de brasileiro. Porém, antes de eliminar as dívidas várias questões devem ser levadas em conta. Equilibrar ganhos e gastos para honrar compromissos financeiros, realizar sonhos e planejar um futuro seguro, requer aprendizado, disciplina e uma atitude diferenciada na relação com o dinheiro.

Mais ainda: é preciso diferenciar Dívida de Valor e Dívida Sem Valor. Sendo dívida de valor aquelas que se contrai porque há o desejo de ampliar o patrimônio, diferentemente da dívida sem valor, que não agrega nenhum valor à vida das pessoas e pouco a pouco vai minando a saúde financeira. “Pensar sobre isso antes de consumir faz grande diferença no saldo bancário e na satisfação pessoal ao longo da vida”, diz o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Em seu novo livro - Livre-se das Dívidas (Editora DSOP), Domingos aborda esses dois lados da moeda do endividamento, apontando caminhos para as pessoas se livrarem das dívidas que não auxiliam para o futuro e para aprenderem a administrar as dívidas de valor – aquelas que se contrai porque há o desejo de crescer materialmente, ampliar o patrimônio e construir um espaço no mundo.

O principal objetivo da obra é ajudar a quebrar o ciclo do endividamento que se constitui de Causas - como o analfabetismo financeiro, consumismo, marketing publicitário e crédito fácil; de Meios – como cheque especial, cartão de crédito, crediário, crédito consignado, empréstimos, adiantamentos e antecipação do IR; e de Efeitos - como problemas conjugais, problemas de saúde, desmotivação, baixa autoestima, produtividade reduzida, atrasos e faltas no trabalho.

“Para quebrar esse ciclo é necessário ajudar a população a ampliar seu repertório sobre finanças, de forma consistente e carregada de sentido prático, para que as pessoas assimilem, o mais cedo possível, a importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social”, diz o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira.

A obra de Reinaldo Domingos se baseia em uma metodologia que vai além do enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao assunto, e propõe uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais. Trata-se da Metodologia DSOP, desenvolvida por ele. Alicerçada em quatro pilares – Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar –, a metodologia trabalha motivação e técnica, ao mesmo tempo, para as pessoas reavaliarem a relação que têm com o dinheiro, permitindo que elas, por mérito próprio, encontrem os caminhos para a independência financeira, sem “fórmulas mágicas”.

“Muito se fala em sustentabilidade, consumo consciente, responsabilidade social. Embora venha sendo atribuído a esses conceitos uma dimensão muito mais complexa, na essência eles estão embuídos do sentido de cuidar para assegurar uma condição melhor para se viver. Então, ensinar as pessoas a administrarem seus próprios recursos contribui para que elas tomem consciência de que é necessário cuidar bem do que se tem para viver melhor agora e no futuro”, conclui Domingos.

O autor: Educador financeiro e presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira publicou os livros Ter Dinheiro Não tem Segredo(2011), Terapia Financeira (2007), O Menino do Dinheiro (2008), O Menino e o Dinheiro (2011) e a primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico (2011). A criação da Metodologia DSOP de Educação Financeira é baseada na experiência de vida de Reinaldo Domingos.

Instituto DSOP: Criado em 2008, o Instituto DSOP de Educação Financeira oferece uma série de produtos e serviços sob medida para pessoas, empresas e instituições de ensino interessadas em ampliar e consolidar o conhecimento sobre educação financeira. São cursos, seminários, workshops, palestras, capacitação de professores, além de uma pós-graduação em educação financeira. Cada um dos produtos foi desenvolvido para atender as diferentes necessidades dos diversos públicos de forma integrada e consistente. Todo o conteúdo educacional disseminado pelo Instituto segue as diretrizes da Metodologia DSOP, concebida a partir de uma abordagem comportamental em relação ao tema finanças. [www.dsop.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira