Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2011 - 12:48

Grupo FCC constrói na Construmar


Casa em menos de dois dias, usando argamassa polimérica. Novidade reduz necessidade de mão-de-obra, um dos gargalos da construção civil, e torna o processo de levantamento de paredes quatro vezes mais rápido.

Os visitantes da Construmar, feira que inicia no dia 12 (sábado) e se estenderá até o dia 15 de novembro, em Capão da Canoa, poderão ver uma casa construída em tempo recorde com o uso da Massa DunDun, argamassa polimérica produzida pelo Grupo FCC. O produto substitui a argamassa convencional – mistura de cimento, cal, areia e água – no levantamento de paredes. Todo o processo de construção da casa será filmado, para que os visitantes possam ver em vídeo.

Economia, velocidade e segurança são as principais vantagens da argamassa polimérica, que vem pronta para ser usada e não requer nem mesmo a adição de água. Comercializado em embalagens de 5 kg e 15 kg, o produto pode ser usado com um aplicador ou com uma bisnaga plástica (ambos também fornecidos pela FCC) ou até mesmo direto da própria embalagem.

Uma embalagem de 15 kg do novo produto é suficiente para assentar 10 m2 de parede, representando menos de 5% da quantidade de material utilizado com o método tradicional. Por ocupar pouco espaço e não necessitar de nenhuma mistura, o produto ainda facilita a logística dentro de grandes obras e pode ser armazenamento no próprio local de aplicação. Seu método prático de aplicação também elimina desperdícios, deixa a obra mais limpa e não gera entulho.

A novidade, que tem sido recebida com entusiasmo por grandes construtoras, empreiteiras, engenheiros e pelas maiores redes de comercialização de produtos para a construção civil, veio para ser um marco histórico no setor de construção civil. Com resultados de aceitação acima das expectativas, a Massa DunDun já está sendo utilizada em grande escala no sul, sudeste e centro-oeste do país.

Maior produtividade com menos mão-de-obra e economia de até 50%-Uma das grandes contribuições da Massa DunDun alivia um dos maiores gargalos atuais do setor da construção civil: a falta de mão-de-obra. Testes práticos mostraram que, com o método convencional, um pedreiro e dois ajudantes assentam aproximadamente 850 tijolos comuns em oito horas. Com a Massa DunDun, o mesmo trabalho pode ser feito em apenas 3 horas pelo mesmo pedreiro e apenas um ajudante. Por não exigir habilidade com a colher de pedreiro, a Massa DunDun pode ser aplicada pelo próprio ajudante, enquanto o pedreiro se concentra no assentamento, prumo e alinhamento dos tijolos ou blocos. A economia total gerada pela Massa DunDun no processo de levantamento de paredes varia entre 30% e 50%.

Testes feitos em laboratórios especializados mostraram que a Massa DunDun proporciona um desempenho estrutural superior ao da argamassa convencional feita com mistura de cimento, cal e areia. Além dos testes de resistência, a Massa DunDun é periodicamente submetida a ensaios de envelhecimento acelerado em câmaras climáticas nas quais os corpos de prova são submetidos a bruscas variações de temperatura, umidade e pressão durante vários meses. Todo este trabalho faz parte do processo de acompanhamento do desempenho do produto, que vem sendo desenvolvido pela FCC desde 1982.

Argamassa reduz CO2 e uso de areia na construção civil -A Massa DunDun tem ainda um forte apelo ecológico. A fabricação do cimento utilizado para o assentamento de cada metro quadrado de parede emite aproximadamente 2 kgs de CO2 na atmosfera, enquanto o passivo ambiental da Massa DunDun se limita ao baixo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados na sua produção. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, o consumo mundial de cimento em 2010 foi de quase 3 bilhões de toneladas de cimento, representando 5% de todas as emissões de CO2 geradas pelo homem.

Por eliminar a necessidade do uso de areia na mistura da argamassa convencional, a Massa DunDun contribui ainda para diminuir a retirada deste material dos leitos de rios, uma das preocupações de autoridades ambientais em todo o planeta.

O Grupo FCC, é uma empresa de capital 100% nacional que fabrica adesivos, vedantes, elastômeros termoplásticos e resinas poliuretânicas. Fundado em 1969, o Grupo tem sua matriz no Rio Grande do Sul e unidades em São Paulo, Bahia, Ceará, Uruguai, Argentina e China. A empresa tem 30 anos de atuação no mercado da construção civil e conta com um portfólio de 75 itens diferentes para este mercado com sua marca DunDun.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira