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10/11/2011 - 13:00

Hangar 360 inova a arquitetura tradicional dos hangares brasileiros

A proposta é dar forma assimétrica para o prédio.

O Hangar 360, que tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2012 no aeroporto Campo dos Amarais, investe R$ 5 milhões em um projeto arquitetônico sustentável e com conceito inovador de arquitetura para hangares. A proposta é fugir dos tradicionais hangares simétricos, utilizando formas assimétricas, com linhas inesperadas que garantam uma imagem icônica para o próprio edifício. A ousadia do projeto arquitetônico espanta até engenheiros experientes como Maurício Dário, professor doutor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): “A arquitetura do Hangar 360 é totalmente diferenciada de todos os outros hangares brasileiros. Nunca construí nada parecido. E acho que este será o único em toda a minha vida”, afirma o engenheiro.

Normalmente, a arquitetura dos hangares no Brasil trabalha com linhas retas e ângulos duros para resistir à força do vento. Em contrapartida, a maior ousadia do Hangar 360 foi justamente buscar formas assimétricas, explica Evandro Ziggiatti, arquiteto responsável pelo projeto. “Trabalhamos com curvatura suave, que dá ao prédio um aspecto ao mesmo tempo leve e marcante”, diz Evandro.

Outro elemento marcante é a ideia de uma enorme cortina de vidro inclinada no sudoeste do prédio, que marca as dependências internas do Hangar e contrasta com o elevador vertical. Para contribuir com a variação das formas, os portões do hangar foram construídos para abrirem para um único lado, permitindo que as pessoas no interior do hangar possam observar o pátio de manobras das aeronaves a partir das sacadas de vidro do prédio.

Além de seguir os conceitos de "green building", o Hangar 360 é construído inteiramente em estrutura metálica tubular, com tubos fornecidos pela Vallourec & Mannesman, parceira do projeto, formando uma estrutura esteticamente inovadora e resistente. O Hangar 360 suporta ventos de até 160 km/hora. Outras vantagens são a versatilidade, a durabilidade e o potencial de reciclagem destes tubos, que são fabricados utilizando carvão vegetal de florestas plantadas exclusivamente para a usina.

O Hangar 360 está sendo erguido em um terreno de 5,8 mil metros quadrados e vai contar com 6.646 metros quadrados de área construída, divididos em três pisos. O vão livre maior no prédio principal do hangar terá 35 metros de largura por 8 metros de altura, permitindo receber aeronaves com a capacidade total do aeroporto. A área operacional anexa também inclui oficina de mecânica e pintura, ferramentaria, laboratórios e uma escola de aviação. Na área comum, o projeto inclui estacionamento, recepção, bar temático, sala de reuniões, alojamentos (suítes), business center e vista panorâmica para a pista e para a mata ciliar, onde já foi feito o plantio de 200 árvores [www.hangar360.com.br].

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