Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2011 - 07:22

Potencial de terapia com células-tronco será destaque no congresso de ortopedia

A evolução do conhecimento sobre a possibilidade do uso de células-tronco para o tratamento de lesões ortopédicas será um dos temas de destaque 43º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que começa neste domingo, dia 13, no Hotel Transamérica de São Paulo.

Um dos temas oficiais do Congresso será “Como está a terapia celular na Ortopedia”, adianta Alexandre Fogaça, do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas e presidente da Comissão de Educação Continuada da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Ele explica que em vários Estados brasileiros grupos de cientistas estão fazendo experiências com células-tronco em animais e, em alguns casos, já teve início o tratamento experimental em seres humanos e as perspectivas são promissoras.

“Há pesquisadores usando esse tipo de células na tentativa de recuperar lesões neurológicas, lesões musculares, outros grupos estudando o emprego no combate à artrose, na lesão de cartilagem e até mesmo na pseudo-artrose”. A pseudo-artrose é a condição frequente em idosos mas também em vítimas de trauma de alta energia, isto é, acidentes de motos, atropelamentos e desastres de automóvel, em que não se consegue a consolidação de uma fratura, como seria de esperar.

Como é muito grande a diversidade dos grupos e dos trabalhos com células-tronco, o presidente do 43º Congresso, Osmar Avanzi, explica que aproveitará o evento para trazer para São Paulo os mais importantes pesquisadores da área. Eles farão conferências apresentando o “estado da arte”, uma oportunidade única para que os ortopedistas de todo o Brasil possam saber em que ponto estão as pesquisas, discutir os primeiros resultados, que serão apresentados e saber das perspectivas desses trabalhos, que representam uma grande esperança de evolução no tratamento das lesões ortopédicas.

A Atualização do Conhecimento durante o evento não se limitará à área das células-tronco, entretanto, pois 12 sessões de Atualização estão previstas para se realizarem do dias 13 a 15, abrangendo, entre outros, temas como “Cirurgia do joelho com navegação”, “Atualização na prevenção da lesão neurológica da coluna”, “Fascite plantar”, “Joelho valgo no adolescente”, “Fixador no alongamento ósseo” e também haverá atualização em temas que geram muito debate, como as chamadas “Armadilhas no tratamento dos tumores”, “Como escolher o implante mais adequado”, um tema que interessa a todo atleta de fim de semana, que é “Mitos e verdades no uso de calçado no esporte” e um tema de grande sensibilidade, “Artroscopia do quadril em paciente pediátrico”.

A insistência dos temas relativos à Ortopedia Pediátrica é decorrência direta da situação brasileira, diz o presidente da SBOT, Osvandré Lech, “pois com a multiplicação dos acidentes de trânsito e atropelamentos, o ortopedista se depara com a difícil tarefa de tratar crianças politraumatizadas”. O especialista lembra que um dos complicadores da cirurgia pediátrica é que o médico frequentemente precisa reparar um osso que ainda está em crescimento, o que é um desafio que a SBOT enfrenta ministrando cursos de Educação Continuada para que seus associados fiquem a par das últimas pesquisas e descobertas dessa e de outras áreas.

.[43º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia:, de13 a 15 de novembro de 2011 (domingo a terça-feira), no Transamérica Expo Center – São Paulo – SP.Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 1891.Informações: www.cbot2011.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira