Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2011 - 08:43

Museu do Aço Participa da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura

Projeto valoriza a utilização do aço na construção civil.

O projeto arquitetônico do ICEMA – Instituto Cultural e Educacional Museu do Aço – participa da 9ª Edição da Bienal Internacional de Arquitetura, que acontece em São Paulo, de 02 de novembro a 04 de dezembro. Idealizado pelo INDA, Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço, o museu será um complexo cultural que tem por objetivo retratar o papel do aço no desenvolvimento das civilizações, além de promover atividades profissionalizantes, educacionais, culturais e de preservação ambiental.

Com projeto arquitetônico idealizado para ser uma construção totalmente desenvolvida com estruturas metálicas, o ICEMA empregará o aço de maneira criativa, valorizando o espaço e absorvendo todos os benefícios desse material. O Museu do Aço será instalado na Zona Leste de São Paulo, em um terreno de sete mil quadrados, junto à estação Belém do metrô. A previsão é que ele seja inaugurado em 2013.

De acordo com Gilson Bertozzo, diretor cultural do ICEMA, além do museu, o local contará com um auditório e teatro para 500 pessoas, tecnologia multimídia, salas para capacitação profissional e exposições. “O ICEMA fará parte do calendário de atividades turísticas de São Paulo e destacará a real importância do aço para as nossas vidas, agindocomo um grande difusor de conhecimento”, afirma.

A Bienal Internacional de Arquitetura apresenta 140 projetos, selecionados, dentre mais de 250 obras, por comitê internacional formado por 20 arquitetos, de 8 países. A idealização do ICEMA, realizada pelo escritório FGMF Arquitetos, estará disponível eletronicamente na OCA, no Parque Ibirapuera, e pode ser visualizada em qualquer um dos telões interativos da Bienal.

“O ICEMA reconhece que o papel do equipamento cultural não pode ser somente a programação específica – ele é, sobretudo, um elemento de articulação urbana e integração social. Numa região marcada pela falta desses espaços qualificados, o ICEMA quer ser um marco na paisagem e no cotidiano de seus vizinhos”, afirma Lourenço Gimenes, arquiteto e sócio do FGMF Arquitetos, responsável pelo projeto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira