Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Vencedoras do Mulher Empreendedora vão a Portugal

Como parte da premiação, vencedoras da última edição do Prêmio ganharam viagem para conhecer projetos naquele país, a exemplo de Maria Helena que deixou vida de executiva para plantar café na fazenda dos pais. As inscrições para edição 2006 foram prorrogadas para o próximo dia 10 de dezembro de 2006.

Brasília - A paulista Maria Helena Monteiro Dourado, vencedora da última edição do Prêmio Mulher Empreendedora viveu uma intensa programação cultural e empresarial no exterior, entre os dias 18 e 26 de novembro. Como parte do prêmio conquistado, Helena, proprietária do Café Helena, localizado em Dourado (SP), 278 quilômetros a noroeste de São Paulo, teve a oportunidade de conhecer de perto várias experiências de empreendedorismo em Portugal, além de apresentar o seu produto para o mercado português.

Assim como Helena, outras mulheres que têm histórias de sucesso no mundo dos negócios podem concorrer ao Prêmio Mulher Empreendedor deste ano, que acaba de ter o prazo de inscrições prorrogado de 1º para o dia 10 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sebrae (www.sebrae.com.br) ou em unidade estadual do Sebrae, em todo o País.

Maria Helena conta que, como turista, já havia pisado terras portuguesas. Mas, dessa vez, diz, ela foi "com um olhar de empreendedora, almejando um outro objetivo". A empresária foi a Portugal em comitiva formada por Antonia Bezerra, quebradeira de coco babaçu, de Tocantins, também vencedora do prêmio, na categoria 'Membros de grupos de produção formais', além de representantes do Sebrae e da BPW-Brasil, organização não-governamental parceira do projeto.

As vencedoras do prêmio participaram de curso sobre vendas e marketing, com profissionais considerados referências mundiais no assunto e que passaram a visão de mercado presente e futuro, durante o Fórum Mundial de Marketing de Vendas, promovido pela HSM. Helena aproveitou a oportunidade e realizou diversos contatos durante e depois do evento. "A ocasião permitiu que eu distribuísse meus cartões de visita e amostras do meu café para futuros compradores", afirma Helena.

A comitiva também foi à cidade do Porto, próximo a Lisboa, onde realizou visitas profissionais e culturais. Lá, conheceram vários empreendimentos resultados de um trabalho de valorização cultural da prefeitura da cidade. O primeiro projeto visitado foi o de produção de tapetes, com teares antigos, feitos artesanalmente.

Depois, a comitiva visitou o Projeto de Renda de Bilro, desenvolvido nas instalações de um dos museus da cidade. Helena ficou impressionada com as peças e as classificou como "verdadeiras obras de arte". O artesanato é premiado no mundo inteiro. O projeto também mantém uma escola que oferece cursos para quem quer aprender a arte. O objetivo desse trabalho é não deixar morrer a técnica de produção da renda.

A próxima parada do grupo foi uma casa de cultura, um antigo cassino, que a prefeitura restaurou, e hoje oferece para o público jovem, todos os tipos de cursos que a arte e a cultura abrangem, como música, balé, pintura. Nesse espaço, também foi visitado um Café, onde Helena entregou ao proprietário amostras do seu produto. "O meu avô era português e eu tratei de explorar bastante esse aspecto. Os portugueses ficavam felizes quando eu falava dos meus antepassados. Ficavam ainda mais receptivos", comemora Helena.

A viagem representou para Maria Helena um momento de troca de experiências e possibilidade de abertura de um novo mercado. "Plantei a semente e agora é esperar o resultado de tudo isso", diz. Ela conta também que já havia feito alguns contatos com países como Itália e Estados Unidos, mas, depois dessa viagem, seu ponto de partida para mercados externos será Portugal.

"Quando chegar o momento de exportar, a minha porta de entrada, o meu ponto de partida será Portugal. Essa escolha se deve a uma série de fatores que facilitarão na hora de negociar, entre eles, está a facilidade de entendimento da língua, e a proximidade dos dois países, Brasil e Portugal", explica a mulher empreendedora.

A outra premiada, Antonia Bezerra, permanece em Portugal, juntamente com integrantes da comitiva. O grupo deve chegar até o fim desta semana.

Reconhecimento - Maria Helena ganhou o Prêmio Mulher Empreendedora na categoria 'Proprietárias de Micro e pequenas Empresas', por ter deixado a vida de executiva bem-sucedida em uma multinacional para plantar café na fazenda de seus pais.

Durante quatro meses, trabalhou dentro dos cafezais para conhecer como funcionava o processo produtivo da fazenda. Foi chamada muitas vezes de louca, já que a região não mais se dedicava ao café e sim às plantações de cana-de-açúcar. Depois de três anos, sua obstinação garantiu auto-sustentabilidade à fazenda, empregando dezenas de pessoas. Hoje o produto de Helena está em processo de certificação. | Por: Regina Xeyla e Tomas May /Sebrae em São Paulo - (11) 3177-4500/ Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira