Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2011 - 09:08

TESC investe em infraestrutura e se prepara para aumento de demanda

Porto de São Francisco do Sul terá um dos maiores calados do Brasil após obras de dragagem.

O TESC (Terminal Portuário Santa Catarina) localizado em São Francisco do Sul estará presente pela terceira vez no ITS – Itajaí Trade Summit, feira que reúne empresas dos setores de logística e comércio internacional, em Itajaí, nos dias 16,17 e 18 de novembro. O Terminal, que tem a concessão para operar no Porto de São Francisco do Sul, investiu este ano aproximadamente R$ 11 milhões em infraestrutura e novos equipamentos. Entre eles estão o novo guindaste (Mobile Harbour Crane) e empilhadeiras Meclifit, aparelhos que vão movimentar as cargas com mais segurança e agilidade, e a construção de uma sala de inspeção sanitária. Ela vai permitir que o contêiner de exportação ou importação seja vistoriado na sala completamente sanitizada e climatizada a 10°C. Esta será a primeira Sala de Inspeção Sanitária do Porto de São Francisco do Sul, que poderá também ser utilizada por outros terminais.

Investindo também na diversificação de seus serviços, o TESC, através da parceria com a Brado Logística, deu início em agosto ao transporte ferroviário de contêineres. O transporte via malha ferroviária permite movimentar contêineres dry e reefer para o porto de São Francisco do Sul, o que poderá proporcionar redução de até 20% do custo com transporte de cargas em contêineres, comparando com o transporte rodoviário, além de garantir mais segurança. Empresas do ramo alimentício, couro e madeira já utilizam este modal, que reduz significativamente o número de caminhões na rodovia contribuindo para a redução das emissões de CO2. A operação atende cidades de Santa Catarina e do Paraná.

Outra novidade do TESC é o embarque de contêineres carregados de soja a granel, operação inédita em SC. A operação consolidou-se por meio da BR-Agri, uma trading que vem se especializando em projetos diferenciados de exportação. Os primeiros embarques ocorreram em outubro, com destino ao porto Port Klang, na Malásia. Foram embarcadas aproximadamente mil toneladas de carga. Embarques futuros devem atender portos da Europa e da Ásia.

Todos os investimentos do Terminal visam acompanhar e complementar as obras do Programa Nacional de Dragagem financiado pelo PAC. O Programa escolheu 10 importantes portos do Brasil para novos investimentos. Para o porto de São Francisco do Sul foram destinados R$ 100 milhões. A obra teve início em julho de 2010 e vai promover o alargamento do canal de acesso do porto aumentando o calado de 12 para 14 metros. Hoje aportam em São Francisco do Sul navios com 12 metros de calado e com até 306 metros de extensão. O porto estará apto a receber navios de última geração, pois será um dos mais profundos do sudeste e sul do Brasil. A obra, que está em sua última fase, terá a dragagem finalizada ainda em novembro.

“Estamos investindo na infraestrutura para ampliarmos cada vez mais a capacidade de atendimento. O Porto de São Francisco do Sul oferece condições climáticas extremamente favoráveis, o que vem atraindo armadores e exportadores. O TESC hoje não tem restrição de janela de atracação e de volume, como acontece em outros portos, e estamos nos preparando para atender esta demanda crescente”, afirma José Eduardo Bechara, diretor superintendente do Terminal.

A movimentação do TESC até outubro foi de aproximadamente 155 mil TEUs, 1,5 milhão de toneladas de carga siderúrgica e 410 mil toneladas de carga a granel. A expectativa é fechar o ano com incremento de 8% no volume de contêineres movimentados e 17% de carga siderúrgica.

Foco no cliente-Aproveitando a participação no ITS, o TESC apresenta a nova logomarca do Terminal. Elaborada a partir da interação com clientes e colaboradores, traduz o momento de mudança para a empresa. “A nova logo representa uma nova fase para o Terminal, de mudança de gestão, de posicionamento e de reforçar o comprometimento com o resultado e o relacionamento com o cliente”, explica o diretor superintendente, José Eduardo Bechara. No ITS o TESC estará localizado no stand 4E durante os dias da feira entre às 14h e 22h.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira