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17/11/2011 - 10:23

Lojistas esperam aumento de 11% das vendas no Natal

Com o aumento do nível do emprego e da renda, pagamento do 13° salário, aliados ao estímulo das promoções, descontos, alongamento dos prazos e outras formas de crediário, o comércio lojista está bastante otimista com as vendas para o Natal, esperando um crescimento 11% superior ao ano passado. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que ouviu 750 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários para o Natal.

Segundo a pesquisa os lojistas estão preparados para uma demanda elevada: contrataram funcionários para o período do Natal, aumentaram seus estoques e a variedade de mercadorias, lançaram novos produtos e investiram no treinamento para melhorar o atendimento. Eles acreditam que os presentes mais vendidos no Natal serão roupas, brinquedos, calçados, óculos, perfumes, móveis, jóias e bijuterias, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, bolsas e acessórios e produtos de informática.

Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de R$ 70,00 a R$ 150,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cheque pré-datado, cartão à vista, dinheiro e a prazo.

De acordo com o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, a perspectiva do comercio varejista é de uma demanda elevada. O Natal não se concentra apenas naquele dia festivo, como são comemoradas outras datas ao longo do ano. É uma festa que abrange um espaço longo, de muitos dias. Inicia antes do dia 25 de dezembro e prolongando-se até seis de janeiro, Dia de Reis. “Acreditamos que a nossa expectativa de aumento de 11% das vendas para o Natal possa ser superada. As pessoas estão se posicionando em atitude de consumo. Exemplo disso é que as dívidas quitadas estão em alta (acumulado de janeiro/outubro foi de 6,7%), sinalizando que os consumidores estão recuperando o crédito para poder comprar”, explica Aldo.

Como instrumentos para aumentar as vendas, os lojistas apostam nas promoções, propaganda, formas de pagamento facilitado, decoração da loja e da vitrine e lançamento de novos produtos. [www.cdlrio.com.br].

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