Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2011 - 10:33

Amaru, eucalipto com o DNA da construção


A mineira Plantar produz o Amaru, peça-chave do inovador Sistema Construtivo Amaru Perfilado com propriedades físico-mecânicas específicas para a construção civil.

Amaru é o nome da primeira madeira brasileira desenvolvida especialmente para a construção civil. É também um produto inovador obtido a partir de estudos genéticos com clones de eucalipto produzidos pela Plantar, empresa que desenvolve produtos com base em pesquisas científicas e tecnológicas desde sua fundação, em fevereiro de 1967. Para novos desenvolvimentos a empresa mantém parcerias com universidades e institutos de pesquisas em diversos pontos do País, além da colaboração de pesquisadores independentes. “Os resultados são animadores, fazemos pesquisas buscando várias respostas e elas abrem novas perspectivas. Por isso a Plantar acredita e investe em pesquisa, gerando conhecimento técnico e científico em nossa área”, afirma Ricardo Moura, vice-presidente do Conselho do grupo Plantar e diretor da Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais.

Segundo Moura, o Amaru está no topo de um ciclo de desenvolvimentos tecnológicos iniciado pelo grupo há 44 anos. “O que se vê normalmente quando madeira de eucalipto é usada na construção, são adaptações da matéria-prima à obra. Amaru fez o caminho inverso, ou seja, foi desenvolvido para atender as especificações do mercado da construção. Aliamos pesquisa, qualidade genética e processo industrial para criar e garantir a primeira madeira de eucalipto brasileira para fins construtivos. Amaru tem estabilidade dimensional superior, baixa conicidade, que significa uniformidade no diâmetro do tronco, baixíssimos índices de fendilhamento e de rachaduras. No processo de tratamento industrial essa madeira tem alto poder de retenção do preservativo químico.”

Desafios – Empresa que aposta no conhecimento sabe que pesquisa é atividade que não para e a busca por melhorias é contínua. Este foi o caminho percorrido pela Plantar, num trabalho coordenado pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, David Evandro Fernandes, até chegar ao mix de qualidades que é o diferencial de Amaru. “Desempenho e alta resistência fazem de Amaru um produto versátil, que atende as necessidades da construção, por mais rigorosas que sejam, encarando os desafios de construir na cidade ou no campo. Sua proporção cerne/alburno equilibrada permite boa tratabilidade e, com isso, alonga a vida da obra, seja ela urbana ou rural”, explica Ricardo.

A Plantar, que dispõe de 70 mil hectares de florestas plantadas na região Norte de Minas Gerais, procura diversificar atividades afins. “Plantamos florestas, por isso mantemos o foco em mercados que têm a ver com nossa atuação. Entramos no ramo do tratamento de madeira a partir da implementação do programa federal Luz para Todos, em meados de 2.000. Investimos num mercado crescente, com madeira de uma espécie plantada que ajuda a diminuir o impacto sobre florestas nativas”, destaca o vice-presidente.

Moura acredita que parceria correta é ingrediente vital para o sucesso nos negócios. “Do lado empresarial, mantemos uma parceria estratégica com a Montana Química. Primeiro, na questão do fornecimento de um produto de alta eficácia para tratamento industrial de madeira, o CCA, que garante sua total proteção contra insetos e fungos. Segundo, no quesito acabamento com proteção, proporcionando beleza e durabilidade. A tecnologia Montana é sinônimo de madeira bonita por muito mais tempo. Não dá para enxergar futuro da madeira na construção civil sem juntar esses dois componentes, proteção e acabamento”, avalia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira