Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2011 - 08:57

Banda larga móvel contribui para aumento da eficiência no trabalho

No Brasil, 60% dos usuários com perfil profissional usam a banda larga móvel para assuntos profissionais e pessoais.

Estudo revela que as atividades dos brasileiros com banda larga móvel seguem o comportamento dos mercados mais desenvolvidos Três tipos de dispositivos foram considerados para a pesquisa: tablets, smartphones e laptops.

Cerca de 60% dos brasileiros entrevistadas pelo Ericsson ConsumerLab (NASDAQ: ERIC) admitem que a banda larga móvel contribui de forma significativa para o aumento da produtividade e eficiência em assuntos relacionados ao trabalho. Os usuários com perfil profissional que responderam à pesquisa utilizam a banda larga móvel no cotidiano profissional tanto para assuntos do trabalho quanto pessoais, sendo que a maioria das conexões de banda larga móvel – cerca de 40% - é realizada a partir de laptops.

Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina, diz: “O estudo foi conduzido com o objetivo de compreender como a banda larga móvel vem sendo usada em favor do ambiente de trabalho. Para nós, ficou claro que os usuários estão cada vez mais dependentes da internet, havendo demanda por conexão constante. Ou seja, acesso à internet em todos os lugares se tornou um pré-requisito para qualquer tipo de negócio.”

No caso específico do Brasil, a possibilidade de realizar vídeo chamadas e assistir TV no celular são os fatores que despertam maior interesse dos brasileiros no uso de banda larga móvel. “Há expectativas de crescimento na demanda por banda larga móvel comparado com internet fixa aqui no Brasil, uma vez que cerca de 40% dos usuários mapeados disseram fazer uso da banda larga móvel para ver emails e mais de 50% para acesso a internet. Quanto ao nível de intenção para aquisição de pacotes banda larga móvel, os brasileiros podem ser comparados a usuários da Espanha e Japão”.

De acordo com os resultados da pesquisa, os usuários elencaram quatro motivos essenciais para estarem sempre conectados: controle, envolvimento, capacidade de se mostrar eficientes e independência. Além disso, 72% disseram que mobilidade é essencial para se manterem conectados durante todo o dia de trabalho e 92% acreditam que é importante ter banda larga móvel disponível para uso em qualquer lugar.

O estudo ressaltou ainda dois tipos de benefícios obtidos através do uso de banda larga móvel: benefícios práticos e os relacionados com a imagem. Os práticos incluem estar sempre acessível e capaz de atingir os outros, bem como ter acesso a informações relevantes, tais como documentos pessoais. Os usuários também podem obter respostas rápidas a suas perguntas, o que é importante para quem trabalha, por exemplo, na área de vendas. Já os benefícios de imagem são de outro tipo: a banda larga móvel ajuda a construir a imagem de um profissional sempre alerta e disponível.

A pesquisa “Banda Larga Móvel para Uso Profissional” faz parte de um estudo global feito com cerca de 1900 usuários de banda larga móvel com perfil profissional em todo o mundo, em mais de 12 países como Áustria, Austrália, Alemanha, Brasil, Singapura, Suécia, Reino Unido e EUA. Foram levados em consideração três dispositivos: laptops, smartphones e tablets, sendo que os dois primeiros foram identificados como complementares um ao outro.

O Consumer Lab é uma área da Ericsson com mais de 15 anos de experiência em pesquisas de comportamento de consumo em serviços de comunicação.

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários, e tem posição de liderança em serviços gerenciados. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

A Ericsson torna realidade a sua visão de “comunicação para todos” por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 180 países, a Ericsson emprega mais de 90 mil pessoas e gerou receitas de US$ 28,2 bilhões (SEK 203,3 bilhões) em 2010. Fundada em 1876 e com sede em Estocolmo, na Suécia, a Ericsson tem suas ações negociadas na NASDAQ OMX, de Estocolmo, e na NASDAQ de Nova York.

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando estabeleceu um acordo na Colômbia e entregou pela primeira vez equipamentos à região. No início do século XX, a Ericsson aumentou sua presença na América Latina ao firmar acordos comerciais na Argentina, no Brasil e no México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, que formam uma das regiões que contam com instalações completas da Ericsson, compostas pela Unidade de Produção, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e o Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder em telecomunicações, com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região. [www.ericsson.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira