Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2007 - 08:29

Expoflora lança rosamulticolorida no Brasil

Processo permite pétalas de diversas cores em uma mesma flor.

Enquanto os laboratórios e pesquisadores buscam novas cores para as flores por meio de enxertos e cruzamentos de variedades, o produtor holandês Peter van de Werken conseguiu desenvolver um corante natural que garante pétalas de diferentes cores em uma mesma rosa (azul, vermelho, laranja, amarelo, verde, lilás, cor-de-rosa entre outros).

No Brasil, a novidade será lançada na 26ª Expoflora, evento considerado uma vitrine para verificar a aceitação de novas flores e plantas pelos consumidores e que acontece de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, a 140 km da capital paulista.

Na Holanda, as rosas multicoloridas foram lançadas em novembro do ano passado na Hortifair, em Amsterdam, e são chamadas de Happy Rose ou de Rainbow Roses (Rosas Alegres ou Rosas Arco-íris). No Brasil, o nome dessas curiosas rosas será escolhido por meio de sugestões do público durante o evento. Entre vendas internas e exportações Werken já vendeu 1,5 milhão de unidades. Graças ao processo desenvolvido pelo produtor holandês, não há limite de cores para as pétalas de uma mesma rosa. Cada pétala pode ter uma coloração diferente, com variações que vão dos tons fortes aos suaves, dos cítricos aos elegantes, dos claros aos escuros. "O segredo não está em tingir as pétalas, mas fazer com que cada uma delas tenha uma cor diferente", reforça Michel de Graaff, da importadora Hozilia Flores, de Holambra, responsável por apresentar a novidade na Expoflora.

O processo é mantido em segredo. O importador revela, apenas, que a variedade de rosa mais usada no processo de coloração é a Vendela, de cor clara, meio creme. As rosas são colocadas em água, onde são dissolvidas diferentes substâncias. O líquido é absorvido pelo talo da flor como parte de um processo natural, alterando a cor das pétalas. E de acordo com as substâncias dissolvidas na água, as pétalas adquirem cores diferentes: amarelo, azul, laranja, lilás, verde, rosa, vermelha etc., chegando a transformar-se em um grande leque ou arco-íris de cores. Daí um dos nomes da rosa (Rainbow). "Como o corante é natural, o tingimento das pétalas não altera o aroma das rosas", garante o importador.

Michel de Graaff explica que a variação das cores pode ser definida pelos consumidores no momento da encomenda. "O comprador pode escolher as cores que deseja nas pétalas das flores. Os Estados Unidos e o Japão já encomendaram, por exemplo, flores com as cores das suas bandeiras. Desta forma, podemos criar uma rosa apenas com pétalas verdes e amarelas para homenagear o Brasil, se quisermos. Mas são casos específicos. A grande aceitação, mesmo, está no multicolorido das pétalas que tornam as rosas flores ainda mais alegres", explica.

O produto que colore as pétalas das rosas não será disponibilizado para a venda no Brasil. As rosas serão importadas e vendidas já coloridas. Na Expoflora serão disponibilizadas pelo menos 5 mil unidades para venda direta ao público. As rosas multicoloridas, já na embalagem solitária, serão vendidas por R$ 15,00 a unidade durante o evento. "Essas rosas agradarão muito os consumidores brasileiros, pois o colorido das pétalas combina com a alegria e com a descontração do povo deste país", acredita Michel.

Os cuidados de manutenção são extremamente simples. Após retirar a rosa da embalagem é preciso apenas cortar 3 cm do talo, em ângulo (com faca ou tesoura), e colocar a flor em um recipiente com água. Antes, é necessário retirar todas as folhas que possam permanecer em contato com a água para evitar as bactérias daninhas à flor. Se cuidada corretamente, a rosa multicolorida deverá ter durabilidade de até 10 dias.

Intercâmbio - O intercâmbio entre os produtores e melhoristas holandeses e holambreses é bastante intenso. Apenas Michel de Graaff importa 22 produtos da Holanda para comercialização no Brasil, entre eles as flores e folhagens de corte, como allium, amaranthus, anigozanthos, astilbe, flor de cera, banksia, bouvardia, eremurus, frésia, íris, liatris, ornithogalum, protea, tulipa e zantedeschia. Para a Holanda, as exportações das novidades brasileiras deverão começar ainda este ano, principalmente de folhagens, como aspargo e palmeiras, e de flores tropicais.

26ª Expoflora, de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, Tema: Flores, essência e sonhos, na Holambra, Rodovia SP-340 (Campinas-Mogi Mirim), saída 140, a 140 km de São Paulo e 40 Km de Campinas. Na bilheteria: R$ 22,00 - crianças até 5 anos não pagam. Informações: telefone (19) 3817-2228 ou pelo e-mail [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira