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18/11/2011 - 09:20

Calçadistas atendem desejo do varejo e antecipam coleções de inverno em cerca de 60 dias


A Zero Grau pretende aquecer a produção calçadista nacional para a temporada fria do ano que vem. A primeira edição ocorre neste mês [21 a 23/11], com o lançamento das principais coleções de outono-inverno 2012.

Mesmo sendo o principal pólo calçadista do país, o Rio Grande do Sul concentra pela primeira vez os lançamentos e a comercialização das duas principais coleções de calçados e de acessórios da indústria doméstica. Na próxima semana, acontece a primeira edição da Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e Acessórios, no Expogramado, em Gramado, de 21 a 23 de novembro, que deve encaminhar a negociação de cerca de 80 milhões de pares de calçados junto ao varejo nacional para a temporada outono/inverno 2012.

O setor calçadista faz o seu tema de casa e antecipa em cerca de 60 dias sua coleção da temporada fria do ano. “Estamos mostrando a agilidade necessária para a engrenagem da economia moderna”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira. E esta mesma situação ocorre no meio do ano, no mês de maio, quando o estado sedia o SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado, que apresenta os lançamentos da primavera/verão. “Estes hoje são os tamanhos das nossas duas feiras. O Rio Grande do Sul está recuperando sua posição de liderança no mercado interno, fortalecendo não somente a produção de calçados, mas conquistando uma visibilidade importante na comercialização de suas coleções. Com a feira Zero Grau, estamos fechando um circuito que estava incompleto em nosso cluster calçadista”, diz Frederico Pletsch, diretor da empresa que promove as duas feiras em território gaúcho.

Para ele, a relevância da comercialização junto ao pólo produtor é a oportunidade do industrial estar recebendo o cliente na sua casa, em condições de mostrar todos os aspectos do processo fabril, além de mostrar a força da indústria e a contribuição que ela pode oferecer ao mercado nacional. “A primeira edição da Zero Grau mostra o amadurecimento do setor calçadista, que soube ler as entrelinhas do mercado e adiantou em quase 60 dias os lançamentos da moda outono/inverno. O consumidor brasileiro terá condições de ver, ainda no início do próximo ano, os lançamentos de inverno e poderá programar as suas compras. O varejo precisa mostrar constantemente novidades e, a nossa missão de promotor de feira, é beneficiar todos os elementos da cadeia produtiva. Temos consciência que a grande parte de uma compra é feita com os olhos e assim, com os produtos nas vitrines, o consumidor não deve resistir ao desejo de compra. Isto o varejo já estava sinalizando há algum tempo, e a indústria agora está colocando em prática os ensinamentos vindos do mercado”, sinaliza Pletsch.

Zero Grau - A Zero Grau irá estimular a produção de calçados e de acessórios para o primeiro semestre do ano, importante temporada para a indústria e para o varejo nacional. A feira é focada em moda e tecnologia, reunindo os lançamentos das coleções brasileiras para o outono/inverno em calçados e em acessórios, tanto para o mercado doméstico como para países da América Latina. É promovida pela Merkator Feiras e Eventos, empresa responsável também pelo Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, evento especializado em lançamentos da temporada primavera/verão. A Zero Grau acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2011, das 10h às 19h, no Centro de Exposição ExpoGramado, em Gramado/RS.

A feira conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga, Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas. [www.feirazerograu.com.br].

Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e Acessórios,nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2011, das 10h às 19h,noCentro de Exposição ExpoGramado, em Gramado/RS.300 marcas de calçados e de acessórios. Dez mil lojistas e profissionais do setor nos três dias da feira.

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