Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Belém promove a quinta edição do Amazontech

Belém - Manejo florestal, produção de biojóias, ecoturismo, aproveitamento dos recursos hídricos e diversos outros temas ligados à Amazônia estarão em pauta no Amazontech 2006. O evento segue até do dia 3 de dezembro, no Centro de Eventos Júlio César, em Belém do Pará. O Amazontech é um evento itinerante que a cada ano é realizado em um dos estados da Amazônia Legal. O principal objetivo da iniciativa é apresentar alternativas para o desenvolvimento sustentável da região com base em ciência e tecnologia.

Este ano o evento está na sua quinta edição e será organizado em sete eixos temáticos: 'Sustentabilidade da floresta'; 'Bioindústria e Bioenergia'; 'Exploração sustentável dos minerais e das fontes energéticas'; 'Comércio Justo'; 'Desenvolvimento sustentável de pequenos negócios'; 'Água'; e 'Mercado de Carbono'. Cada eixo reúne uma série de eventos técnicos, para discutir alternativas de aproveitamento do potencial para a geração de renda e incentivo de negócios sustentáveis.

Além do espaço para eventos técnicos, como palestras, conferências, mesas-redondas, rodadas de negócios, projetos e apresentação de estudos científicos, o Amazontech terá o Pavilhão Amazônico, que será dividido em quatro espaços: floresta, água, terra e cultura. "A idéia é fazer o visitante viajar pelo universo amazônico, apresentando elementos como madeira, flores, raízes, o uso da água como alternativa energética, minérios e pedras semiprecisosas", explica o designer responsável pelo projeto, Carlos Alcantarino.

No Amazontech, sete dos oito estados da Amazônia Legal - Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Roraima e Rondônia e Tocantins - terão um espaço para apresentar o que cada um tem feito, mostrando soluções tecnológicas, projetos e outras iniciativas que têm ajudado a desenvolver a região com base nos eixos temáticos do evento.

Instituições de Ensino Superior da região também mostrarão o que têm produzido para melhorar a vida na região e incentivar os modelos econômicos regionais, o que também poderá ser observado no espaço da Embrapa.

Para a superintendente do Sebrae no Pará, Lecy Garcia, o Amazontech é uma "excelente oportunidade para mostrar que a Amazônia deve ser olhada e entendida não apenas como uma região intocável, mas que é possível promover o desenvolvimento sustentável, em favor, principalmente, da população regional".

A primeira edição do evento foi em 2001, em Roraima, a partir de uma iniciativa da Embrapa e do Sebrae no Estado. Em 2002, ele foi realizado na capital do Acre, Rio Branco. No ano seguinte, o evento aconteceu em Manaus. O último estado a realizar o Amazontech foi Mato Grosso, em Cuiabá, em 2004.

Vitrine - Um dos destaques do Amazontech 2006 será a Vitrine Tecnológica, a vitrine viva da Embrapa, que está sendo montada em uma área de 8 mil metros quadrados na própria Instituição. Cerca de 140 tecnologias serão expostas, entre espécies vegetais e animais - búfalos, catitus, cabras e ovelhas.

Cada tecnologia ficará abrigada em locais construídos de acordo com a tecnologia desenvolvida para a criação. O projeto visual inclui um mirante de aproximadamente seis metros de altura. Estima-se que 13 mil pessoas serão atendidas diretamente na Vitrine Tecnológica.

A entrada no Amazontech é gratuita, assim como em todos os eventos técnicos. As inscrições podem ser feitas antecipadamente, apenas para a entrada, pelos telefones (91) 3181-9075/9079. Mais informações no site do evento. É só acessar www.pa.sebrae.com.br, onde há um link para o Amazontech. | Por: Silvaneide Guedes e Márcia Gouthier/ASN | Sebrae Pará - (91) 3181-9000

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira