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18/11/2011 - 09:42

Pesquisa mostra que empresas com modelo de gestão têm melhor desempenho financeiro

Realizado pela Serasa Experian, o estudo revela que organizações usuárias do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade, apresentam resultados financeiros superiores à média das organizações de seus respectivos setores.

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, a pedido da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), aponta que as empresas que utilizam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ, apresentam desempenho financeiro superior em termos de faturamento e lucro, além de endividamento bancário inferior à média das organizações de seus respectivos segmentos.

Com uma amostra de 202 empresas da indústria, comércio e serviço, o estudo foi elaborado a partir dos demonstrativos financeiros das organizações usuárias do MEG, que foram comparados com os indicadores econômico-financeiros das demais companhias pertencentes aos seus segmentos de atuação num período entre 2000 e 2010.

Em relação ao faturamento, o levantamento revela que as empresas do setor comercial que utilizam o MEG registraram uma evolução de 102,6%, enquanto as companhias do setor cresceram 74,9%. O estudo mostra ainda que, ao longo dos últimos dez anos, o crescimento real de vendas das organizações que adotam o Modelo manteve-se sempre superior ao restante do segmento.

Já o percentual da margem Ebtida (lucro da empresa, desconsiderando juros, impostos, depreciação e amortização) sobre o faturamento líquido das indústrias usuárias do MEG foi de 27,7%, enquanto o das demais ficou em 19,5%. Os dados também são superiores em relação à margem de lucro ajustada: na indústria, o índice foi de 16,5% entre as organizações que usam o Modelo contra 11% daquelas que não adotam; no comércio, registrou-se um incremento de 2,9%, enquanto o setor ficou em 2,6%; e, no serviço, o lucro subiu 12,4% entre a amostra, comparado com 11,1% das demais empresas do segmento.

Outro ponto positivo diz respeito às dívidas bancárias sobre o patrimônio líquido. O endividamento das empresas de serviço foi de 51%, ante 58% da média do setor. No comércio, o percentual das usuárias do MEG foi de 10% contra 52% das demais. E, por fim, a indústria registrou o índice de 37% de dívidas em banco, enquanto as concorrentes ficaram em 46%.

Aliado ao desempenho financeiro, as empresas também tiveram bom resultado no indicador de investimentos. Nos últimos dez anos, as organizações do setor de serviço usuárias do MEG investiram 14,5% sobre o faturamento liquido, enquanto as companhias do segmento destinaram 12%. Na indústria, o resultado é semelhante: quem usa o Modelo investiu 12,1% e a média do setor direcionou apenas 7,5% do faturamento para investimentos.

De acordo com o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, esses índices mostrados na pesquisa “evidenciam que o uso de modelos como referência da gestão, a exemplo do MEG, e a implantação de um programa constante de busca da excelência geram resultados concretos para as organizações”.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 11 Fundamentos de Excelência, que refletem as transformações tecnológicas, econômicas e sociais do século 21. Estes Fundamentos são os pilares que vão sustentar a gestão de uma organização e, por isso, foram adaptados ao contexto brasileiro.

Com a utilização do MEG, o gestor passa a ter uma visão sistêmica da gestão organizacional. A aplicabilidade e avaliação do modelo se dão por meio da análise de oito Critérios de Excelência (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados). O processo de atualização desses critérios pela FNQ é periódico e serve de benchmark para organizações correlatas no mundo.

Perfil-Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Desta maneira, a FNQ contribui com o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão do País.

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