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18/11/2011 - 10:00

Empresas não sabem lidar com as informações que possuem , aponta pesquisa da consultoria EIU

Poucas são as organizações que conseguem tirar proveito dos dados do seu negócio e, principalmente, do que refere aos seus concorrentes.

Pesquisa da consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) feita com 586 executivos da América do Norte e Latina, Europa, Ásia e Pacífico comprovou que nem mesmo as maiores empresas do mundo conseguem controlar bem o crescente volume de dados digitais e aproveitá-los para melhorar seus negócios.

A constatação traz à tona uma discussão sobre quais as melhores formas de lidar com a informação, cada dia de mais fácil acesso e, por isso mesmo, de mais complexa análise e aproveitamento. Para a consultora Alexandra Hütner, qualquer negócio, de qualquer área, precisa ser analisado sob esse viés. “É preciso conhecer a fundo o ramo de atuação – o seu cenário interno e externo - para levar a informação certa para a pessoa certa, de forma correta, no momento e local apropriados; para uma tomada de decisão assertiva”, analisa.

Outro dado do levantamento aponta que 53% das organizações usam apenas metade das informações que colhem em benefício dos negócios. O restante fica perdido ou é subutilizado. O número é alarmante especialmente diante do grande volume de dados digitais gerados anualmente. Só para se ter uma ideia, somente no ano passado, consumidores e empresas ao redor do mundo armazenaram mais de 13 exabytes de informação em computadores e outros equipamentos. O volume é equivalente a 13 bilhões de pen drives de 1 Gbyte ou mais de 52 mil vezes as informações existentes em toda a biblioteca do Congresso americano. Os dados são da Universidade do Sul da Califórnia/EUA.

"O baixo aproveitamento de informações é surpreendente especialmente no momento em que vivemos. No entanto, é necessário considerar que boa parte das companhias não está preparada para lidar com tanta informação porque seus próprios processos de negócio ainda são analógicos", afirma Hütner.

Segundo a pesquisa, um dos principais problemas diz respeito à velocidade de acesso aos dados corporativos, apontado por metade dos entrevistados. Em suas empresas, a lentidão de obtenção das informações de mercado, concorrentes e de clientes compromete o desempenho imediato dos negócios.

Mais da metade dos executivos de empresas que possuem planos bem estruturados de gestão da informação digital (53%) declararam à pesquisa que seus resultados financeiros superaram o dos concorrentes. Quase um quarto delas entende que a compreensão dos dados digitais nos últimos cinco anos transformou completamente a forma de fazer negócios com seus clientes.

Para Hütner, a preocupação crescente com a avaliação de dados será responsável por criar um mercado bilionário de softwares de análise de negócios nos próximos cinco anos. “Embora ainda seja difícil precisar, é certo que este será um dos campos que mais crescerão nas próximas décadas”, diz a professora e consultora empresarial, com mais de dez anos de experiência.

Workshop -Visando permitir uma melhor compreensão da Análise de Negócios, o IETEC (Instituto de Educação Tecnológica) organiza no próximo dia 30 o lançamento do capítulo mineiro do IIBA (International Institute of Business Analysis).

O IIBA é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento e a profissionalização da Análise de Negócios.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre a partir das 19h, na sede do Instituto. Inscrições pelos telefones (31) 3116-1000 ou (31) 3223-6251 e através do email [email protected].

.[Tema: Análise de Negócios e da Informação através do Babok e lançamento oficial do Capítulo Mineiro do IIBA, dia 30 de novembro/2011,das 19h às 21h20,no IETEC (Rua Tomé de Souza, 1065 – Savassi)Inscrições: (31) 3116-1000/3223-6251 ou [email protected] ].

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