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18/11/2011 - 10:00

Mercado continua crescendo para corretores de imóveis no Rio


O crescimento do mercado imobiliário do Rio continua abrindo portas para os corretores. De dezembro de 2007 a outubro de 2011, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) registrou um aumento de 43% no número de profissionais credenciados - o que representa o ingresso de aproximadamente 11 mil novos corretores no mercado. A expectativa é que esse aumento continue até depois das realização das Olimpíadas de 2016. “A proximidade da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 supervalorizou o mercado, mas o déficit habitacional ainda é grande no Rio, o que abre espaço para os corretores imobiliários - acredita a consultora imobiliária Rita Conti, apontando outros fatores para o aquecimento da demanda na área. Segundo ela a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ajudou na valorização e deu forte impulso ao mercado.

Para se tornar um corretor registrado no Creci-RJ é necessário realizar curso de técnica de transações imobiliárias, cujo pré-requisito é ter ensino médio completo. Mas também existem formações superiores que contribuem para a qualificação dos profissionais - uma queixa que é ouvida com freqüência. Rita Conti, que possui mais de 15 anos na área de corretagem, conta que é comum ouvir que quem entra nesse mercado sempre se dá bem. “Mas, se a pessoa estiver despreparada, pode sair com a mesma rapidez que entrou” diz a especialista acrescentando que as comissões são variantes: a comissão do corretor autônomo tem uma comissão X, a do corretor de lançamentos tem comissão y e leva-se em conta também, as metas e prêmios. Segundo a consultora a tendência é que os ganhos aumentem ainda mais dependendo da capacidade de cada profissional.

O Campo de atuação vai além da venda de imóveis, ser corretor é uma carreira promissora, mas insisto que é necessário ter preparo. Em minhas palestras sempre enfoco a especialização e o conhecimento de mercado como uma arma única para se fechar bons negócios. E o campo é enorme. “Além da área de vendas, é possível atuar também em administração de condomínios ou shoppings, avaliação imobiliária, planejamento urbano e gestão ambiental” finaliza a consultora.

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