Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2011 - 08:24

Cyber Security International Forum debate estratégias públicas

Na Administração Pública, preservar a confidencialidade dos dados estratégicos e pessoais é mandatório para a estabilidade dos governos e, por isso, a necessidade da luta constante contra os cybercriminosos. “No instante em que se cria um antivírus, os hackers já estão criando novos vírus. Enquanto se desenvolve um algoritmo de criptografia, alguém já está tentando quebrá-lo”, diz Ulysses Machado, Coordenador da Gestão de Segurança da Informação do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), prestadora de serviços em TIC para o setor público.

Estratégias e soluções para esse e outros desafios da segurança digital estarão em debate durante o Cyber Security International Forum, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro (quarta e quinta-feira), no Rio de Janeiro.

“Estar sempre atualizado, pesquisar e prospectar as melhores ferramentas são os principais passos para combater o cybercrime. No caso do SERPRO, os desafios são muitos, já que atendemos a diversas instituições e temos que estar atentos às particularidades de cada cliente, que têm plataformas, regras e demandas variadas”, diz Machado.

O crescente uso de smartphones é apontado como outro desafio para a segurança das redes. “Até pouco tempo, estávamos preocupados com laptops. Mas, agora, temos celulares com grande capacidade de processamento, que acessam as redes, capturam imagens, gravam conversas, copiam documentos. Precisamos modificar antigas práticas e disseminar novos procedimentos, mostrando ao usuário a gravidade do que pode acontecer. Para isso, educação e planejamento são fundamentais, mais importantes até do que a tecnologia. Temos que trabalhar em conjunto com todos os departamentos para garantir a segurança. Durante suas férias, por exemplo, um funcionário não deverá ter necessidade de acessar a rede. Mas a implementação de controles e restrições a esse acesso, em uma organização, deve ser alinhada com a área de Gestão de Pessoas”.

Machado destaca a importância de eventos como o Cyber Security International Forum para a troca de experiências e criação de uma rede colaborativa. Para o gestor de segurança da informação, além de ouvir as palestras, os participantes devem aproveitar para conversar com todos os especialistas e buscar constituir parcerias de colaboração.

O Cyber Security International Forum, aberto para inscrições, é voltado para membros do Ministério da Defesa, Polícias Federais e Estaduais, Estatais de Processamento de Dados, Instituições Financeiras Estatais, Comitê Gestor de Segurança da Informação, membros do Renasic e do Centro de Defesa Cibernética, membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, além de consultores e empresas das áreas de TIC.

.[Cyber Security International Forum, dias 23 e 24 de novembro de 2011 (quarta e quinta-feira), no Windsor Atlântica ? Rio de Janeiro (Avenida Atlântica, 1020 – Copacabana).Inscrições pelo site www.networkeventos.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira