Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2011 - 09:09

III Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil

Brasil consumiu o recorde de dez caixas de remédio per capita em 2010.Entrada de medicamentos biológicos e biossimilares, além dos genéricos, deve ampliar ainda mais o acesso da população brasileira aos remédios.

No ano passado, os brasileiros consumiram 2 bilhões de caixas de remédio. O equivalente a 10,4 caixas de medicamento por habitante. O número recorde na aquisição de medicamentos tem a contribuição dos genéricos, com preços mais acessíveis a uma parcela maior da população. E esse número tende a crescer ainda mais em razão do fim da patente para 30 medicamentos de alto índice de comercialização no país já no final de 2012. Mas a recente expectativa de desenvolvimento da indústria nacional, e consequente aumento do acesso dos brasileiros aos remédios fabricados no país, vem da indústria de biológicos e biossimilares.

Desde que passaram a ser regulamentados no ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os biológicos e biossimilares prometem contribuir também na diminuição dos custos de importação de muitos remédios de alto custo. No Brasil, o uso de diferentes produtos biológicos (vacinas, bioterapêuticos, anticorpos monoclonais e hemoderivados, por exemplo) tem cobertura assistencial do governo. Apesar dos bioterapêuticos corresponderem a 2% dos remédios distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), representam um custo de 41% do que o Ministério da Saúde gasta com medicamentos. Por conta do elevado custo, segundo a Anvisa, o governo brasileiro tem grande interesse em produzir medicamentos biológicos, principalmente se puder ser em larga escala e por laboratórios nacionais e internacionais.

A universalização do acesso aos medicamentos traz diversos resultados que influenciam diretamente no dia a dia dos brasileiros. Um deles é o crescente aumento da expectativa de vida da nossa população. O avanço da pesquisa com o desenvolvimento de novos remédios e a ampliação do acesso a esses medicamentos no Brasil passam pelo fomento à indústria farmacêutica nacional, com medidas efetivas de estímulo à inovação e do aperfeiçoamento das políticas de assistência farmacêutica. É justamente com o intuito de implantar mecanismos que alinhem o desenvolvimento das indústrias aos interesses das políticas de Estado, e que busquem, principalmente, universalizar o acesso da população brasileira aos fármacos que acontece o 3º Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil.

Participam representantes da indústria, Governo Federal e Congresso Nacional, além das entidades representantivas da área da sáude. O 3º Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, em parceria com a Íntegra Brasil.

.[Dia 24 de novembro (quinta-feira),das 9h às 14h, Auditório do Interlegis, Senado Federal- Brasília (DF).Informações e Inscrições, telefones (61) 3368-6044 | 3274.3191 e 3468-5696| [email protected] |www.acaoresponsavel.org.br]. [www.integrabrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira