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19/11/2011 - 09:29

Primeiro fórmula elétrico do Brasil vai para pista neste fim de semana, em Piracicaba

Carro construído por estudantes fará apresentações dinâmicas durante a 8ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS .

O primeiro carro fórmula elétrico do Brasil, alimentado por baterias de celular, fará sua primeira demonstração neste final de semana durante a 8ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada nestes dias 18 a 20 de novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP. O protótipo fará apresentação dinâmica no sábado e domingo (19 e 20/11), a partir das 13h.

O veículo é alimentado por baterias de celular, tipo íon de lítio, que levam cerca de 4 horas para carregar e garantem autonomia de 30 minutos. O fórmula elétrico pesa 320 kg, contando o peso do piloto, e pode superar os 100 km/h.

A pedido da SAE BRASIL, o carro foi construído por sete estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), sob coordenação do professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística Ricardo Bock, com suporte do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE BRASIL e das empresas VEG Motors e Magneti Marelli na viabilização do carro.

Com o protótipo, a SAE BRASIL quer estimular os estudantes de engenharia de todo o País a desenvolverem veículos da categoria para disputar a 1ª Competição Fórmula SAE Elétrico, prevista para 2012.

Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS – Em Piracicaba, a tradicional competição de engenharia com motor a combustão é realizada desde 2004. Este ano a competição conta com 22 equipes inscritas (19 em 2010), que reúnem cerca de 500 estudantes de engenharia do Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste.

As 22 equipes representam instituições de ensino da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) e até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e em provas dinâmicas. No domingo, acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

As duas equipes que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o País nas competições da SAE International, em Michigan (primeiro colocado) e Nebraska (segundo colocado), nos EUA, em 2012.

Especialização - Os carros Fórmula SAE têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. A construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, é projetado por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

Na visão de Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis representam, sobretudo, uma porta aberta para os futuros engenheiros demonstrarem seu talento e criatividade. “É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, tão necessárias à formação profissional”, afirma o presidente da SAE BRASIL.

8ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, de 18 a 20 de novembro de 201, no ECPA – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP. .Dia 18 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise), das 9h às 16h. . Dia 19 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad) e auto cross, das 9h às 16h.

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