Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2011 - 09:49

Laratec

Centro de tecnologia voltado a pessoas com deficiência visual oferece de bengalas dobráveis a softwares sofisticados com comandos de voz para computador.

O Laratec, Centro de Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Visual – órgão vinculado à Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual) – está ampliando seu showroom, que conta hoje com uma gama de cerca de 200 produtos inovadores voltados a este público. Além disso, a Laratec dá suporte aos portadores da deficiência, com treinamento, orientação e assistência técnica de seus produtos.

No showroom há desde itens simples como um colocador automático de linha em agulha e bengalas dobráveis até softwares que proporcionam acessibilidade completa. Os produtos passam antes por triagem para verificar a utilidade, a eficácia e o preço, num trabalho conjunto com o fabricante.

Softwares – Os softwares de acessibilidade, principalmente os leitores e ampliadores de tela, permitem que as pessoas com deficiência visual usem a mesma tecnologia utilizada pelas pessoas que enxergam. São leitores de tela com tecnologia de voz sintetizada de acesso ao Windows, ampliadores de tela Magic (que ampliam a tela do computador em até 16 vezes para pessoas com baixa visão com opção de leitura sonora de texto), entre outros.

Máquinas e impressoras Braille – Máquina Braille Tatrapoint, de fabricação eslovaca pela empresa Svec a Spol, é compacta e leve, com um teclado que requer pouca força. Tem oito teclas, sendo uma de espaço, uma de retrocesso e seis correspondentes aos 6 pontos, com capacidade para escrever até 23 linhas e 42 colunas. Utiliza o papel padrão de dimensões A4 (210mm x 292mm x 0,018mm), sulfite 120g. A novidade em impressora Braille é do fabricante Index, reconhecido na fabricação de seus produtos.

Produtos para vida diária – Facilitadores das tarefas cotidianas, os produtos vão desde uma faca com guia ajustável, indicador de nível de líquido na caneca, até relógios de pulso digitais falantes e relógios em Braille em diversos modelos; telefones fixos com bina falante, colocador de linha em agulha, bengalas dobráveis, termômetro falante, calculadoras falantes (normais e científicas), entre outros itens essenciais ao dia a dia do deficiente visual.

Laramara - Com 20 anos, a Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual no Brasil e um centro de referência na América Latina no trabalho interdisciplinar de avaliar, diagnosticar e intervir no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência visual e múltipla, realizando encaminhamento escolar, orientando e apoiando o corpo docente de escolas públicas e privadas, creches, pré-escolas, ensino fundamental e médio. Mantém ainda um curso de educação para o trabalho com orientação e encaminhamento profissional, inserindo até hoje 1.000 jovens no mercado de trabalho.

Desenvolve publicações especializadas e possui uma rede integrada de informações. Importa e produz recursos de alta tecnologia, softwares e máquinas de escrever em braille. Realiza pesquisas e colabora na formação de profissionais, compartilhando sua prática em programas de capacitação, estágios, seminários, simpósios, congressos nacionais e internacionais e outros eventos.

Presta serviços educacionais especializados para pessoas de 0 a 25 anos, sendo sua proposta principal a de realizar avaliação das necessidades específicas e desenvolver ações que garantam a complementação e suplementação educacional de crianças, jovens e adultos com deficiência visual e com deficiências associadas. [www.laratec.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira