Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2007 - 08:47

Abordagens grupais em fonoaudiologia

Reconhecendo a importância do contexto grupal no tratamento de diversos distúrbios, quatro especialistas reuniram as experiências de vários profissionais da área de fonoaudiologia que trabalham com grupos. Entre os temas abordados estão afasia, surdez, autismo e alterações de linguagem. A obra é fundamental para fonoaudiólogos, professores, médicos e terapeutas.

O livro Abordagens grupais em fonoaudiologia – Contextos e aplicações (216 pp., R$ 39,90), publicação da Plexus Editora, reúne estudos que discutem abordagens grupais desenvolvidas por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras atuantes no campo da Fonoaudiologia. Organizada pelas especialistas Ana Paula Santana, Ana Paula Berberian, Ana Cristina Guarinnello e Giselle Massi, a obra trata de afasia, gagueira, surdez, dificuldades de leitura e escrita, alterações da linguagem oral e distúrbios da voz, entre outros temas.

Os fonoaudiólogos apresentam questões relativas a princípios e especificidades da intervenção grupal que assumem caráter amplo à medida que são discutidas as atuações em grupo e contempladas as discussões sobre grupos de familiares, bem como de sujeitos com alterações que demandam intervenção fonoaudiológica.

No capítulo “O trabalho em grupo e a atuação fonoaudiológica com a linguagem escrita em escolas”, há importantes considerações sobre as possibilidades do grupo terapêutico voltado a sujeitos com comprometimentos da linguagem escrita – sujeitos, portanto, já “marcados”, em algum grau, por todos os conflitos, tensões e angústias geradas pela “incapacidade” de dominar a escrita. As autoras enfocam o grupo como potencialmente capaz de contribuir com a “emergência de processos favoráveis ao desenvolvimento da linguagem e do sujeito”.

Tendo como base experiências com grupos de familiares de surdos, fonoaudiólogas mostram, no capítulo “O grupo de familiares de surdos como espaço de reflexão e de possibilidades de mudanças”, que o cenário de grupo terapêutico não é sempre tranqüilo, pacífico e harmônico. Ao contrário; nesse cenário observam-se “raivas, discordâncias, crenças, cumplicidade com pares, mudanças de atitudes marcadas pela reflexão ao longo do tempo”, cabendo ao profissional estar preparado para enfrentar essa situação.

Já no capítulo “Sujeitos autistas em terapêutica fonoaudiológica grupal”, os autores mostram que a inserção de sujeitos autistas em atividades grupais permite que se coloque em discussão um “dado” sobre sujeitos autistas: eles, realmente, não interagem? Não buscam estabelecer relações com o outro? As análises feitas pelas autoras mostram que, quando em situações grupais medidas pela terapeuta, pela linguagem e pelos instrumentos, as crianças autistas estabelecem relações entre elas que favorecem o desenvolvimento lingüístico e geral.

O livro, portanto, inaugura a discussão no campo da Fonoaudiologia sobre o contexto de trabalho em grupo. Dessa forma, os autores convidam o leitor a trilhar com eles esse caminho novo e desafiador, refletindo os subsídios teórico-práticos, em diferentes grupos, na área da Fonoaudiologia.

Título: Abordagens grupais em fonoaudiologia – Contextos e aplicações. Organizadoras: Ana Paula Santana, Ana Paula Berberian, Ana Cristina Guarinnello e Giselle Massi | Editora: Plexus, 216 páginas, ISBN: 978-85-85689-82-7, por R$ 39,90. Atendimento ao consumidor:11-3865-9890 | Site: www.plexus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira