Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2007 - 08:47

Fenomenologia e Gestalt-terapia

Apoiados num vigoroso estudo sobre a gênese e o emprego fenomenológico da noção de Gestalt, os autores dissertam sobre a construção da teoria que consagrou a Gestalt-terapia simultaneamente como disciplina fenomenológica e como uma das mais importantes formas de intervenção clínica da atualidade: a teoria do self. Obra fundamental para profissionais e estudantes.

Estabelecer a gênese das principais noções que constituem o núcleo teórico da Gestalt-terapia, bem como compreender, à luz desse mesmo núcleo, os ajustamentos neuróticos e as formas de diagnóstico e intervenção praticados pelos gestalt-terapeutas. Esses são os principais propósitos da obra Fenomenologia e Gestalt-terapia (368 pp., R$ 59,90), publicação da Summus Editorial, destinada aos profissionais e estudantes de psicologia e psiquiatria e aos estudiosos das relações entre a filosofia fenomenológica e a prática clínica psicológica.

O livro, do casal Marcos e Rosane Müller-Granzotto, especialistas no tema, pretende preencher a ausência, em língua portuguesa, de obras que possam ser utilizadas como referencial teórico em psicoterapia. Escrito de forma didática, o texto vai além da abordagem meramente introdutória ou superficial e oferece subsídios para a prática e, sobretudo, para a pesquisa em Gestalt-terapia em âmbito acadêmico. Dessa maneira, é indicado tanto para quem busca um estudo mais aprofundado sobre Gestalt-terapia como para quem deseja iniciar-se no tema.

A obra se apóia na vasta experiência clínica e na sólida formação acadêmica dos autores, profissionais conhecidos e respeitados internacionalmente, retomando o texto seminal de Perls, Hefferline e Goodman (Gestalt-terapia. SP: Summus, 1997) por uma leitura rigorosamente fenomenológica.

O casal Müller-Granzotto disserta sobre a construção da teoria que consagrou a Gestalt-terapia como uma disciplina fenomenológica e faz um mapeamento minucioso dos entrelaçamentos conceituais que, a partir da fenomenologia, da psicanálise e da psicologia da Gestalt redundaram na Gestalt-terapia, uma das mais importantes intervenções clínicas da atualidade.

A preocupação com o aspecto didático se faz presente também na organização do texto, já que os capítulos foram escritos de forma a serem compreendidos independentemente, permitindo que cada leitor determine a seqüência mais conveniente às suas necessidades e interesses.

O livro é subdividido em três partes. A primeira delas apresenta a história do uso técnico da noção de “Gestalt”, o que nos remete à tradição fenomenológica e aos desdobramentos filosóficos e psicológicos que redundaram na fundação da Gestalt-terapia. Na segunda parte, os autores dissertam sobre a maneira como os fundadores da Gestalt-terapia pensaram, em termos fenomenológicos, a teoria da subjetividade que embasa a compreensão diagnóstica da clínica gestáltica. Por fim, a terceira parte discute a teoria da neurose formulada por Frederick Perls e colaboradores, bem como a ética e o estilo de intervenção que caracteriza a clínica gestáltica.

Vale destacar o esforço dos autores no sentido de caracterizar o pensamento clínico dos gestalt-terapeutas durante as sessões psicoterapêuticas, o que constitui uma valiosa contribuição àqueles que se preocupam em articular, de maneira consistente, a reflexão e a prática clínicas.

Os autores - Marcos Müller-Granzotto é psicólogo clínico, com formação em Gestal-terapia no Instituto Gestalten, de Florianópolis. Possui doutorado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como professor nos programas de pós-graduação em Filosofia e em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina. É autor do livro Merleau-Ponty: acerca da expressão (Edipucrs, 2001).

Rosane Müller-Granzotto é psicóloga e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É formada em Gestalt-terapia pelo Gestalt Institute San Diego. Há 25 anos pratica clínica gestáltica e supervisiona e forma Gestalt-terapautas em Santa Catarina, sendo hoje diretora do Instituto Gestalten, primeiro núcleo formador de psicólogos clínicos com curso de especialização em Gestalt-terapia credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia no Brasil.

Lançamento pela Editora: Summus Editorial, 368 páginas, ISBN: 978-85-323-0402-5, por R$ 59,90. Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira