Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2011 - 10:29

Recife sedia 1º Festival Internacional Brasil Stop Motion, único evento dedicado à técnica de animação no País


Pela primeira vez, Recife sediará de uma mostra exclusiva de Stop Motion. A técnica centenária de audiovisual ganha destaque no 1º Festival Internacional Brasil Stop Motion que acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro no Cinema São Luiz e Universidade Católica de Pernambuco. Trata-se de uma oportunidade para os admiradores da técnica, que tem sua história conectada aos primórdios da fotografia e do cinema, conferirem um evento dedicado exclusivamente a esse mercado tão delicado, artesanal e aprimorado com as novas ferramentas oferecidas pela tecnologia digital.

O Brasil Stop Motion tem o patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e Funcultura, e apoio da Prefeitura do Recife e Universidade Católica de Pernambuco. Coordenado pelo trio de mestres Ana Farache, Clara Angélica e Paulo Cunha , o festival surge para apresentar, fomentar e refletir a produção mundial por meio de uma mostra competitiva, exibição de filmes convidados, palestras, mesas-redondas e oficinas. Serão exibidas 69 montagens de países como: Uruguai, Polônia, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, México, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Colômbia, Eslovênia, além do Brasil.

Foram 115 inscritos para a competição de melhor filme, sendo 51 selecionados. A mostra competitiva está dividida em temas (Mágicos materiais, Corpos em movimento, O tempo e a memória, Por um mundo melhor, Narrativa do medo, Rir ainda é o melhor remédio, No mundo dos sonhos e Olhar pernambucano). Entre os selecionados estão os filmes: Pigmaleón, produzido pelo L’Atelier Collectif (Bélgica), Debajo del Árbol, de Cézar Cepeda (México), Dona Tota e o Menino Mágico, de Adriana Meirelles (SP/Brasil), In(Cômodo), de Rodrigo Horse (GO/Brasil), En la Opera, de Juan Pablo Zaramella (Argentina), Vicenta, de Sam (Espanha), Koyaa – the extraordinary, de Kolja Saksida (Eslovênia), Carga, de Yenny Santamaría Amado (Colômbia), 1:20, de Adriana Câmara (PE/Brasil), Lol Fight, de Alan Tonello (PE/Brasil), entre outros (ver programação).

Além da categoria competitiva, o festival realiza três mostras especiais. A Mostra Se-ma-for exibirá dois filmes poloneses: Fantastyczny sklep z kwiatami (The fantastic flowershop), de Pawel Partyka, e Inchthys, do diretor Marek Skrobecki. Já a Mostra Especial OQO Filmes, levará para a tela do São Luiz um total de seis curtas da premiada produtora espanhola OQO (Galícia). Famosos diretores convidados também abrilhantam o festival com seus trabalhos. O diretor uruguaio e grande homenageado do Brasil Stop Motion, Walter Tournier, ícone da técnica no mundo, terá alguns dos seus filmes exibidos na abertura do festival, durante a Mostra Walter Tournier. A diretora Margarida Botelho (Inglaterra) apresenta o seu Eva, no dia 23, e a pernambucana, Nara Normande, encerra o evento com o seu premiado Dia Estrelado.

Em Paralelo – As palestras, mesas-redondas e oficinas acontecem na Universidade Católica de Pernambuco. Uma das palestras mais aguardadas é de Laura Severi, diretora de arte, artista plástica e ilustradora uruguaia. Severi, desde 1984, trabalha nos filmes de Tournier. Ela ministrará o tema Direção de Arte no Stop Motion: uma experiência na América Latina. Mesas redondas com presenças como a de Adriana Mota, animadora especialista em stop motion e mestre em comunicação pela University of the West of England Bristol (UWE), conhecida pelo curta “Essa Moça” (2007), vencedor do prêmio de Melhor Animação no festival de Cinema com Farinha de 2008, é um das convidadas da mesa Convergências, Fotografia, Cinema, Stop Motion, que conta também com os especialistas Maurício Nunes e Paulo Cunha. A Produção de Stop Motion em Pernambuco será a outra mesa que terá como participantes: Marcos Buccini, Ricardo Bicudo, Fabio Caparica e Diego Mascaro.

No quesito oficinas, haverá curso de Animação em Stop Motion com os mestres Quiá Rodrigues (diretor, manipulador de bonecos e diretor artístico do programa Animania – TV Brasil/RJ) e Daniel Herthel (diretor, bonequeiro e professor da Escola de Artes Visuais da UFMG/MG). Os interessados também terão oportunidade de participar da oficina de Construção em Metal para Animação Stop Motion, com Fernando Siqueira (URG). Ele é um dos mais aclamados construtores de bonecos e objetos do mundo (Espacio Verde). Luciano do Amaral, animador e supervisor do primeiro longa metragem em stop motion da América Latina, Minhocas, ministrará oficina de Movimentação de Personagens.

Sobre Stop Motion - A animação em Stop Motion se define pelo movimento obtido com objetos tridimensionais ou figuras vivas, captados quadro a quadro, criando uma sequência de animação. A história do Stop Motion remonta aos primórdios da fotografia e do cinema com as experiências do fotógrafo inglês Eadweard Mybridge, conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento e por ser o inventor do zoopraxiscópio - equipamento usado para dar movimento aos seus retratos.

O mágico e ilusionista francês George Mélies também viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequencia aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica. Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.

O Stop Motion, ainda que usando recursos de efeitos especiais, utiliza os princípios básicos da fotografia. Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, provocando, assim, ideia de movimento.

Sobre Walter Tournier – É imerso nessa técnica minuciosa e artesanal que o diretor uruguaio Walter Tournier, 68 anos, desenvolve, há quase quatro décadas, seus filmes de animação em stop motion. Maestria e dedicação que já lhe renderam reconhecimento internacional e prêmios em países como Alemanha, França, Cuba, Espanha e Brasil. Seu curta-metragem Nuestro Pequeno Paraíso foi selecionado como um dos melhores filmes de animação do século XX, no consagrado Festival de Annecy, na França, em 2000. Os filmes de Tournier são destinados especialmente ao público infantil.

.[As entradas para o Brasil Stop Motion são gratuitas. As exibições acontecem sempre a partir das 19h30 no Cinema São Luiz e a programação pode ser conferida no site www.brasilstopmotion.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira