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22/11/2011 - 11:06

Suvinil apresenta as tendências de cores para 2012


Paletas inovadoras de combinações de cores ajudam o consumidor a imaginar ambientes completos.Cores estimulam inspiração para a criação de espaços de estilos variados.

A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, inovou mais uma vez e apresenta as cores que serão Tendência em 2012 de uma forma diferente. Divididas entre três temas, as tonalidades foram combinadas em diferentes proporções e unidas em paletas de duas a seis cores, que despertam a inspiração nos consumidores, que poderão visualizar com mais facilidade o espaço que pretendem transformar.

“As tendências desse ano têm o objetivo de inspirar e simplificar escolhas. Desenhadas de acordo com a atmosfera de cada tema, as paletas coloridas são simples e harmônicas. As proporções de cada cor nos permitem imaginar o ambiente completo, com a composição de móveis e objetos.”, explica Ana Kreutzer, Designer de Cores da Suvinil.

As pesquisas de tendências anuais da Suvinil são feitas a partir de estudos comportamentais e estéticos, realizados dentro e fora do Brasil. O resultado do estudo realizado este ano foi a escolha de 30 cores, selecionadas de acordo com a proposta de três temas distintos, “i.material”, “Essencial” e “Ornamental”, compostos por cinco paletas de combinações de cores cada um.

Um conceito denominado “NÓS” costura a essência dos três temas de tendência 2012 da Suvinil. “A sociedade está passando por um momento de transição, temos percebido uma abertura do indivíduo, que se coloca à disposição do grupo. Surge um novo tipo de comunidade, as ‘ilhas urbanas’, na qual há uma maior interação com os espaços públicos, as pessoas se sentem parte do todo e igualmente responsáveis por ele.”, finaliza Ana Kreutzer.

i.material: Inspirado na arquitetura urbana atual, que expressa informações instantâneas, perceptíveis nas diversas cores e estruturas da cidade, esse tema foi composto, principalmente, por cores vibrantes, aplicadas em blocos em contraste com tonalidades de cinza, como Carvão e Níquel.

“As cores vibrantes atravessam o cinza do cimento, capturam nossa atenção para mensagens de alegria e otimismo, ao mesmo tempo que expressam a era criativa em que vivemos”, explica Ana.

As paletas desse tema são compostas pelas cores: Veleiro, Verde Bandeira, Rosa Chiclete, Bala de Uva, Crisântemo Amarelo, Azul Piscina, Nectarina, Rosa Vermelha, Lápis-Lazúli e Mata Virgem.

Ø Essencial: O objetivo desse tema é propor ambientes compostos por objetos e combinações de cores que remetam às raízes da história humana, e proporcionem cenários surpreendentes. Objetos relacionados à vida primitiva, como polpas, cascas e raízes originam objetos modernos como cadeiras, banquetas e cestos de palha, que podem ser harmonizados com cores que lembram terra, raízes, ervas e frutas em contraste com tons de rosa e violeta, que trazem um toque de delicadeza.

“Pedras e metais, peles e couros compõem este cenário das cavernas, que tem sinalizado as novas experiências do luxo em hotéis e spas”, revela a designer de cores da marca.

As paletas desse tema são compostas pelas cores: Saia Justa, Violoncelo, Erva Mate, Nectarina, Rosa Vermelha, Mexerica, Rosa Chiclete, Terra Arada, Algodão Colorido, Flor de Valeriana, Coala, Capim Dourado e General.

Ø Ornamental: Esse tema foi pautado principalmente pelo conceito de que o mundo e a vida real são a maior inspiração do ser humano. A decoração da casa é equilibrada com tonalidades limpas e suaves, que neutralizam grandes espaços, cores intensas e puras, que ornamentam detalhes e cores variadas em pequenas porções. Em uma das cinco paletas propostas em “Ornamental”, tonalidades como a do Azul Piscina e do Mar de Maragogi aparecem com o objetivo de proporcionar sensações de bem estar e liberdade.

“No design, uma cirurgia de cor traduz as formas do passado em objetos do amanhã. Misturas inusitadas como madeira clara, cortiça e acrílico colorido são incorporados à estruturas metálicas leves e tubulares. Formas simples em cores limpas e claras carregam a justaposição de materiais com texturas contrastantes como cerâmica e madeira, por exemplo.”, completa Ana.

As paletas desse tema foram compostas pelas cores: Azul Piscina, Fogo, Sonho com Nata, Crisântemo Amarelo, Filme de Amor, General, Mata Virgem, Coala, Flor de Valeriana, Transatlântico, Verde Bandeira, Creme Brulée, Rosa Vermelha e Quero-Quero.

Suvinil comemora 50 anos de sucesso-Em 2011, a Suvinil completa 50 anos de boas práticas e resultados positivos. Líder de mercado, a marca foi adquirida em 1969 pela BASF, que estava entrando no ramo de tintas globalmente e precisava ganhar forças em diferentes mercados. Para sustentar sua posição de liderança com 60% de participação no segmento premium, a Suvinil tem uma estratégia de negócio consistente, pautada em pilares como relacionamento com clientes, inovação e forte investimento na marca. Suas fábricas estão instaladas em São Bernardo do Campo - SP e Jaboatão dos Guararapes (PE) e produzem uma completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio atende todo o mercado nacional, além de já ser exportado para países como Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.

BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida. 2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor- O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. [www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil)].

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010.

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