Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2011 - 11:06

Cooperativas de Crédito projetam crescimento anual de 35%

Com taxas menores, o setor quer aumentar de 2% para 10% a participação no sistema financeiro até 2020.

O cooperativismo de crédito projeta crescimento anual em torno de 35% em suas operações para os próximos anos. O setor tem hoje 2% de participação no Sistema Financeiro Nacional e quer chegar aos 10% até 2020. Para alcançar seus objetivos e alavancar sua performance, as cooperativas paulistas discutem uma série de propostas no II Encontro de Presidentes de Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo, que será realizado no dia 25 de novembro, em Itupeva, interior do estado.

Segundo Osvaldo Caproni, diretor do ramo Crédito da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), o sistema funciona por meio de singulares, que são cooperativas autônomas, que seguem as normas do sistema financeiro, mas possuem regras próprias de atendimento e estrutura. “A proposta agora é alinhavar regras para normatizar e uniformizar a metodologia de trabalho de todo o sistema que está em um processo de evolução muito grande”, ressalta.

Caproni explica que um dos fatores que concorrem para o crescimento das cooperativas de crédito é o atendimento aos cooperados. Segundo ele, o gerente das cooperativas tem um papel de consultor financeiro do cooperado, diferente do gerente de banco, que analisa a renda do cliente e oferta crédito até o limite máximo. Se o cliente não conseguir pagar, o banco protesta, toma o bem financiado ou mesmo executa o avalista. Na cooperativa, o gerente auxilia o cooperado a estabelecer prioridade para alcançar seus objetivos. “Um dos objetivos das cooperativas de crédito é a educação financeira aos seus associados. As cooperativas de crédito, muitas vezes, auxiliam seus associados a regularizarem suas pendências financeiras, como tirar o nome do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)”, afirma o diretor.

Os números das cooperativas de crédito nos últimos anos apontam um forte crescimento do setor. Em dezembro de 2009, eram 2.914 postos de atendimento contra 3.159 no mesmo mês de 2010. Somando cooperativas e postos avançados, o cooperativismo de crédito nacional atingiu a marca de 4.529 pontos de atendimento em 2010. Segundo levantamento das cooperativas, o setor já ocupa a segunda maior rede de atendimento do país, atrás do Banco do Brasil (5.087) e à frente do Itaú (3.739).

A evolução patrimonial das cooperativas atingiu um total de R$ 13,1 bilhões de patrimônio líquido em 2010. Nesse mesmo ano, foram admitidos 600 mil novos sócios totalizando 5,1 milhões de cooperados no país. A evolução de ativos cresceu 60% de 2009 para 2010, atingindo a marca de R$ 66 bilhões de ativos financeiros. As cooperativas contabilizam ainda 36% no volume de depósitos de 2009 para 2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira